Jovem Pan

>

Notícias

>

Economia

>
Haddad e Gleisi se Reúnem com Motta e Alcolumbre para Discutir Alternativas à Alta do IOF

A reunião, realizada no início da noite deste domingo (8), reuniu os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). O foco do encontro é propor alternativas ao aumento das alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), uma medida que gerou reações negativas tanto no mercado financeiro quanto no setor produtivo.

Durante a reunião, que começou por volta das 18h, líderes partidários do Congresso foram convidados a debater soluções que possam amenizar os impactos do aumento previsto. Motta mencionou a possibilidade de colocar em votação um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) já na próxima terça-feira, buscando barrar os efeitos do aumento do IOF, embora a expectativa de um acordo ainda permaneça.

A origem da proposta de elevação do IOF remete a um desequilíbrio nas contas públicas, impulsionado pela queda na previsão de arrecadação deste ano. O objetivo do aumento era garantir a receita necessária para cumprir as regras do novo arcabouço fiscal, mas agora alternativas estruturais e emergenciais estão sendo avaliadas para possivelmente reverter essa elevação.

Entre as sugestões que serão discutidas estão a implementação de um limite para a complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), a taxação de criptoativos e apostas, além de mudanças na metodologia do Preço de Referência do Petróleo (PRP) e uma revisão dos benefícios fiscais com o intuito de reduzir os gastos tributários.