A partir de agora, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm uma nova forma de acessar informações importantes sobre descontos em seus benefícios. A partir do dia 16 de junho, aqueles que contestaram tais descontos podem consultar as respostas nas agências dos Correios, desde que a contestação tenha sido realizada há mais de 15 dias úteis.
Este serviço é parte de uma iniciativa promovida pelo INSS, que notificou mais de 9 milhões de segurados sobre descontos de natureza associativa em suas folhas de pagamento. Os beneficiários devem verificar se deram autorização para tais cobranças. Com a contestação, as entidades têm um prazo de 15 dias úteis para justificar o vínculo com o segurado, e, caso não consigam, são obrigadas a ressarcir o valor descontado.
Após a contestação, o INSS agora permite que os aposentados consultem a resposta da associação. Os beneficiários têm 30 dias corridos, a partir da data de recebimento, para concordar ou não com as informações enviadas pelas entidades. As consultas podem ser feitas tanto através do aplicativo Meu INSS como nas agências dos Correios.
Esse novo atendimento é uma resposta a um grande escândalo envolvendo descontos indevidos, revelado durante a Operação Sem Desconto, que investigou a alta cúpula do INSS e outras entidades. O escândalo levou à demissão do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.
Até o último domingo, 15 de junho, cerca de 3,3 milhões de aposentados acessaram o sistema. Desses, 3,2 milhões não reconheceram as cobranças e solicitaram reembolso. Contudo, o governo ainda não especificou como será efetuada a devolução dos valores descontados.
Se você é um dos beneficiados ou conhece alguém afetado por essa situação, não hesite em compartilhar suas experiências e dúvidas nos comentários. Sua voz é importante nessa discussão!
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