Neste sábado, dia 28 de junho, José Ornellas de Souza Filho, ex-governador do Distrito Federal, faleceu aos 103 anos no Hospital das Forças Armadas, após 15 dias internado devido a falência múltipla dos órgãos. Honrando seu desejo, seu corpo será cremado.
O velório acontecerá neste domingo, 29 de junho, das 12h às 14h, na Capela 10 do Cemitério Campo da Esperança, em Asa Sul, com a cremação restrita aos familiares.
Nascido no Rio de Janeiro, Ornellas foi oficial do Exército, alcançando o posto de coronel. Ele se mudou para Brasília em 1973 para ocupar temporariamente uma posição na Subsecretaria de Educação do Ministério da Educação e Cultura. Com diversas oportunidades profissionais se abrindo, decidiu permanecer na capital, onde assumiu cargos na Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebrás), como secretário de recursos humanos e vice-presidente.
Em julho de 1982, José Ornellas tornou-se governador do Distrito Federal, servindo até abril de 1985. No início dos anos 1990, foi eleito para a Câmara Legislativa do DF e, após seu mandato, assumiu a Secretaria de Indústria, Comércio e Desenvolvimento. Mesmo após se aposentar aos 90 anos, manteve-se ativo como assessor na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF).
4 de 8
Imagem cedida ao Metrópoles
Em uma entrevista ao Metrópoles por ocasião de seu centenário, Ornellas atribuiu sua longevidade a hábitos saudáveis e ao amor da família. “Sempre tive uma vida regrada e trabalhei até os 90 anos”, compartilhou. O ambiente familiar sempre foi um pilar em sua vida, e ele destacou a importância de ter uma esposa amorosa, filhos, netos e amigos próximos.
José deixou Zely Ornellas, sua esposa de 80 anos, além de seus filhos José Guilherme e Vera Lúcia, quatro netos e um bisneto. Sua nora, Nélida Haas Ornellas de Souza, elogiou seu legado de dedicação e ética, ressaltando que ele sempre foi admirado por sua postura íntegra e compromisso com sua família e comunidade.
Comentários Facebook