Líder do Estado Islâmico é capturado em operação dos EUA no Iraque

Publicado:

Em uma operação audaciosa, forças iraquianas em colaboração com o Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM) capturaram um líder do Estado Islâmico (ISIS) no Iraque. A ação, que ocorreu entre os dias 21 e 27 de maio, abrangeu as províncias de Salah al-Din, Kirkuk e Al-Fallujah, resultando também na eliminação de outros dois membros do grupo. As identidades dos capturados, no entanto, não foram divulgadas.

Além dessa operação no Iraque, em solo sírio, o CENTCOM, junto a Forças Democráticas Sírias (FDS), capturou outro membro do ISIS entre 21 e 22 de maio. Este movimento foi realizado sob o novo governo de Ahmed Al-Sharaa, um ex-jihadista, evidenciando a complexidade do cenário na região.

Apesar da significativa perda de poder do ISIS após sua derrota na Síria em 2019, a organização continua a operar ativamente. As suas atividades se deslocaram para a África, onde a instabilidade política favorece o crescimento de células extremistas. Contudo, o Iraque e a Síria mantêm presença considerável do grupo, refletindo sua histórica dominação na região da última década.

Um relatório recente do Instituto para Economia e Paz revela que o ISIS continua sendo o grupo terrorista mais letal ao redor do mundo, atuando em 22 países e atribuindo-se a responsabilidade por 1.805 das 7.555 mortes causadas por ataques terroristas no último ano. Essa realidade assinala o persistente perigo que o grupo representa globalmente, conforme ele busca estabelecer um Estado sob rígidas leis islâmicas.

O mundo observa com apreensão esses desdobramentos. O que você pensa sobre as consequências dessa captura? Deixe sua opinião nos comentários e participe da conversa!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bia Lula diz que avô a parabenizou por vídeos contra Trump e Tarcísio

Bia Lula, a neta mais velha do presidente Lula, compartilhou em uma entrevista que seu avô elogiou os vídeos que ela criou, nos...

Moraes concentra quase 100% dos mandados de prisão em aberto do STF

Um levantamento do Metrópoles revela dados impressionantes sobre os mandados de prisão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Dos 236 mandados que permanecem...

Cinco caciques da base de Lula jantam com pré-candidatos da direita

Na noite da última terça-feira, Brasília se tornou o cenário de um encontro inesperado: um jantar promovido por Antônio Rueda, presidente do União...