Lula vai à França em visita de Estado para reforçar laços bilaterais e firmar declaração climática

Publicado:

Entre os dias 4 e 9 de junho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca em uma significativa visita de Estado à França, a primeira de um chefe de governo brasileiro em 13 anos. Essa viagem, a mais recente desde 2012, visa não apenas reforçar os laços bilaterais, mas também concluir uma agenda repleta de acordos estratégicos.

No cerne das negociações, destacam-se a assinatura de 20 acordos bilaterais, com ênfase em uma declaração conjunta sobre as mudanças climáticas. O Itamaraty já sinalizou uma série de compromissos entre Lula e o presidente francês Emmanuel Macron, que englobam parcerias em áreas críticas como vacinas, segurança pública, educação, ciência e tecnologia. Outro ponto importante será a criação de um corredor marítimo descarbonizado e novos investimentos, refletindo um intercâmbio comercial que chegou a US$ 9,1 bilhões em 2024, significando um aumento de 8% em relação ao ano anterior.

A França, que é o terceiro maior investidor estrangeiro no Brasil, com um total superior a US$ 66,3 bilhões, se posiciona como um parceiro estratégico nesse fortalecimento de laços. Durante a visita, Lula será agraciado com uma homenagem histórica da Academia Francesa, um reconhecimento que, até hoje, só havia sido concedido a Dom Pedro II, em 1872. Ele também receberá o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Paris 8 e visitará a exposição do Ano do Brasil na França, no Grand Palais.

A programação inclui a participação de Lula no Fórum Econômico Brasil-França, uma cerimônia no Hotel des Invalides e a assinatura da certificação sanitária internacional que reafirma o Brasil como livre da febre aftosa sem vacinação. Essa conquista é essencial para elevar o status sanitário do país no comércio global de carnes.

Por fim, Lula e Macron devem se encontrar na cidade de Toulon, onde retomarão discussões sobre o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (ProSub), uma importante iniciativa de defesa que simboliza a cooperação militar entre os dois países. Siga acompanhando esta jornada diplomática e compartilhe sua opinião sobre os impactos desta visita nos comentários!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia prende “Mistério”, chefão do PCC que ordenou morte de cantor

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) prendeu na tarde de sexta-feira, 22 de agosto, Evenilson de Oliveira Ferreira, conhecido como “Mistério”, de 24...

Radialista Carlos Lima morre aos 74 anos em Feira de Santana

O radialista e jornalista Carlos Lima faleceu na manhã deste domingo...

Homem morre depois de ser atacado por cachorro no interior de SP

Um homem de 45 anos faleceu na noite da última sexta-feira (22) depois de ser atacado por um cachorro na Avenida George Oeterer,...