Moraes nega ida de bolsonarista preso a ritual: “Risco de fuga”

Publicado:

Em uma decisão contundente, o ministro Alexandre de Moraes negou o pedido do cacique bolsonarista Tserere Xavante para deixar a prisão domiciliar e participar de um ritual tradicional do povo Xavante, no Mato Grosso. Moraes destacou o histórico do cacique, que permaneceu foragido por cinco meses, capturado somente na fronteira com a Argentina após romper as medidas cautelares impostas anteriormente.

Alexandre de Moraes STF

Em sua justificativa, o magistrado foi claro: “O réu, em anterior ocasião em que esteve submetido a medidas cautelares, permaneceu foragido por 5 (cinco) meses, o que revela a absoluta necessidade e adequação das medidas cautelares ora vigentes”. A cerimônia indígena, prevista entre 9 e 15 de junho, inclui rituais como furação de orelhas, corrida com troncos e caça simbólica, que são fundamentais para a cultura do povo Xavante.

A defesa do cacique argumentou que essa restrição à mobilidade poderia violar sua liberdade cultural e religiosa. O impedimento da participação de Tserere em rituais anteriores, segundo a defesa, prejudicou o equilíbrio sociocultural da comunidade e a presença de seu filho nas cerimônias de passagem. No entanto, Moraes foi firme ao afirmar que “cabe ao requerente adequar seu cotidiano às medidas cautelares determinadas e não o contrário”.

Histórico do Cacique

Tserere Xavante, em uma trajetória marcada por controvérsias, foi preso em 2022 por decisão do STF. Ele enfrentou acusações sérias, incluindo ameaças a ministros da Corte e a convocação de grupos armados para tumultuar a diplomação do presidente Lula, além da invasão de áreas restritas no Aeroporto de Brasília. Em setembro de 2023, foi liberado com tornozeleira eletrônica, mas logo descumpriu as determinações e deixou o Brasil em busca de asilo político. Sua captura final aconteceu em dezembro do mesmo ano, na fronteira do Brasil com a Argentina.

E você, o que pensa sobre a decisão do ministro Moraes? Deixe sua opinião nos comentários e participe dessa discussão!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tarcísio virou articulador da anistia para não ser “Dilma de Bolsonaro”, diz aliado

Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo pelo Republicans, está se destacando na articulação em torno de um projeto de anistia para aqueles...

Promessa do Corinthians marcou 4 gols nos últimos 5 jogos; veja

Na noite de quarta-feira, 10 de setembro, o Corinthians conquistou uma vitória convincente por 2 a 0 contra o Athletico Paranaense, garantindo assim...