Na mais recente mudança na equipe de Anielle Franco, a secretária-executiva do Ministério da Igualdade Racial, Roberta Eugenio, pediu exoneração do cargo. Essa decisão traz à tona os desafios enfrentados no ministério e o impacto nas políticas de igualdade racial no Brasil.
O governo agora se volta para a substituição, e Tiago Santana, atual secretário de Políticas de Ações Afirmativas, é um forte candidato para assumir a posição. Ele é um nome conhecido por sua trajetória dentro do Partido dos Trabalhadores no Rio de Janeiro, estado onde Anielle planeja concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026.
1 de 4
Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, está em processo de reformulação na sua equipe
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
2 de 4
Anielle vai reestruturar a secretaria executiva da pasta
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
3 de 4
Anielle Franco planeja uma candidatura a deputada federal
Hugo Barreto/Metrópoles
4 de 4
A expectativa é que dispute pelo estado do Rio de Janeiro
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Essas mudanças não foram pontuais. Desde 2024, Anielle tem promovido uma série de alterações em sua equipe. A saída de Roberta segue a demissão de outras figuras chave, como o secretário de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Yuri Silva, e Luiz Paulo Bastos, diretor de Políticas de Combate e Superação do Racismo.
Em comunicado, o ministério afirmou que Roberta comunicou antecipadamente seu desejo de deixar o cargo por questões pessoais e familiares. A nota destacou que a transição estava em andamento há meses, permitindo uma mudança tranquila e planejada. Anielle Franco recebeu a decisão com compreensão e desejo de sucesso na nova jornada de Roberta.
“A continuidade das políticas e da gestão interna do Ministério está assegurada, e o nome da futura secretária-executiva será anunciado em breve”, garantiu o ministério.
“`
Comentários Facebook