PARANÁ: estado registra 114,6 mil casos prováveis de dengue em 2025

Publicado:

O Paraná enfrenta um cenário alarmante em 2025, com mais de 114.623 casos prováveis de dengue registrados até o final de maio, de acordo com o Ministério da Saúde. Este aumento preocupante se traduz em 93 óbitos decorrentes da doença durante o mesmo período.

Nesse contexto, é fundamental que autoridades de saúde e a população unam esforços na luta contra o mosquito Aedes aegypti. Fabiano Geraldo Pimenta Junior, secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, destaca a importância de ações integradas, com o apoio do Ministério da Saúde, para garantir que a população esteja ciente e em alerta para os criadouros do mosquito, especialmente com a chegada das chuvas, que favorecem a transmissão da dengue.

O Ministério da Saúde tem intensificado ações em 28 cidades paranaenses, focando especialmente nas áreas com altas taxas de transmissão. Desde a ativação do Centro de Operações de Emergências para Dengue e outras arboviroses, esforços têm sido direcionados tanto para frear a circulação da doença quanto para assegurar um atendimento eficaz àqueles que necessitam.

A campanha nacional contra a dengue ressalta a importância da atenção aos sintomas que podem surgir, destacando que um diagnóstico rápido é vital para a recuperação. O relato de Rosa Aparecida dos Santos, uma dona de casa de 47 anos que contraiu dengue em abril, ilustra a gravidade da doença: “A dor parecia infinita, uma pressão insuportável. Eu demorei a procurar ajuda e quase sofri consequências mais graves.”

Os sintomas a serem observados incluem febre alta, dor de cabeça intensa, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. Caso esses sinais sejam percebidos, é essencial manter-se hidratado, evitar automedicação e buscar atendimento médico imediatamente.

A luta contra a dengue em Paraná é uma tarefa coletiva e cada um de nós deve fazer a sua parte. Fique alerta e atue na prevenção! Compartilhe suas experiências ou dicas nos comentários e ajude a espalhar a conscientização.

Para mais informações, visite gov.br/mosquito ou ligue para 136.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vacinação contra o sarampo é intensificada em áreas de fronteira

O objetivo é evitar a reintrodução do vírus no país

InfoGripe: casos de SRAG entram em queda no país

O cenário reflete a interrupção do crescimento ou diminuição das hospitalizações por vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças pequenas e de influenza A em idosos. Apesar da redução dos casos, os números ainda são considerados altos

Casos de raiva em morcegos no DF são confirmados e esclarecidos por bióloga

Dois morcegos da espécie Artibeus lituratus testaram positivo para raiva em regiões urbanas de Sobradinho e Planaltina. Secretaria de Saúde reforça que a prevenção continua sendo a melhor proteção contra a doença