Um clima tenso dominou Bogotá neste sábado, 7 de junho, quando a segurança pública se viu desafiada durante um ato político do candidato à presidência e senador da Colômbia, Miguel Uribe. Durante o evento, tiros foram disparados em direção ao parlamentar, que foi atingido e rapidamente socorrido.
O desfecho dramático da situação veio com a detenção de um adolescente, visualizado em imagens que viralizaram nas redes sociais. Com sangue ao redor e ferido, o jovem, vestido com uma camisa verde e calça jeans, foi encontrado de bruços no chão, algemado e sendo ajudado por populares e policiais.
Embora tenha sido preso, a identidade do adolescente, que ainda não completou 18 anos, e a confirmação de sua responsabilidade nos disparos permanecem desconhecidas. As autoridades não divulgaram a motivação do ataque, que gerou inquietação e dúvidas entre os cidadãos.
#BOGOTÁ. Un menor de edad, hasta el momento, es el capturado por atentar contra la vida del senador Miguel Uribe Turbay mientras se encontraba dando un discurso en un parque del b/Modelia, loc/Fontibón. Por el momento no hay reporte oficial sobre el estado de salud del… https://t.co/AxmBEPoy8n pic.twitter.com/EGbzBPdQFz
— Pasa en Bogotá | Sr Bacca? (@PasaenBogota) June 8, 2025
Miguel Uribe, membro do partido Centro Democrático, é descendente de uma família com forte influência na política colombiana. Netos de Julio César Turbay, um ex-presidente do país, e filho da jornalista Diana Turbay, que foi sequestrada e assassinada por Pablo Escobar, suas raízes o tornaram um dos críticos mais ferozes do governo atual, liderado por Gustavo Petro.
1 de 4
Senador Miguel Uribe, pré-candidato presidencial da Colômbia
Reprodução/X
2 de 4
Pré-candidato à presidência e senador Miguel Uribe é atingido por tiros na Colômbia
Reprodução
3 de 4
Miguel, pré-candidato à presidência da Colômbia
4 de 4
Adolescente é apreendido como suspeito de atirar em Miguel Uribe
Estado de saúde
A imprensa local relatou que Miguel Uribe foi rapidamente levado para atendimento médico, mas detalhes sobre seu estado de saúde ainda estão indefinidos. O prefeito de Bogotá, Carlos Fernando Galán, confirmou que Uribe está sob cuidados de emergência e que o autor dos disparos foi capturado.
Em meio à crise, o presidente Gustavo Petro expressou sua solidariedade à família Uribe em uma mensagem nas redes sociais, destacando a dor que episódios como este trazem. “Minha solidariedade à família Uribe […]. Não sei como aliviar a dor deles. É a dor de uma mãe e de uma pátria”, escreveu.
Comentários Facebook