EVITÁVEIS
Estado teve 1.819 incêndios em edificações em 2024
Por Madson Souza
11/06/2025 – 6:10 h

Incêndio de casarão no Santo Antônio, em Salvador em fevereiro deste ano; destruição de patrimônio é uma das consequências graves –
Em 2024, a Bahia registrou 1.819 incêndios em edificações segundo o Corpo de Bombeiros, com residências respondendo por 56% desse número. Esse alarmante cenário é, segundo especialistas, em grande parte evitável. O soldado Rosário, do Corpo de Bombeiros, alerta que a negligência e a falta de conhecimento acerca dos cuidados com a segurança são fatores preponderantes.
Um caso emblemático foi o incêndio que devastou um casarão no bairro do Santo Antônio, em Salvador, que pegou fogo por impressionantes 25 horas. Além das vidas ameaçadas, esses incidentes também comprometem o patrimônio histórico da Bahia, um bem cultural inestimável.
As principais causas dos incêndios residenciais em 2024 foram os curtos-circuitos, muitas vezes provocados por instalações elétricas inadequadas ou obsoletas. O engenheiro de segurança Alexandre Mitidieri, da Kidde Global Solutions, explica que os curtos-circuitos ocorrem pelo superaquecimento de tomadas e equipamentos, geralmente causados pelo uso excessivo de extensões e benjamins.
Outras causas identificadas incluem:
- Baixa qualidade dos equipamentos;
- Falta de sistemas de proteção contra incêndios;
- Manutenção deficiente;
- Uso inadequado de carregadores de celular;
- Aquecedores;
- Extensões e benjamins;
- Descarte de bitucas de cigarro em locais impróprios.
Além disso, os incêndios relacionados ao gás de cozinha resultaram em 312 ocorrências no ano passado. O soldado Rosário ressalta que muitos não compreendem as necessidades básicas de instalação e segurança, como a manutenção adequada das mangueiras e o prazo de validade dos botijões, que deve ser de cinco anos, mas frequentemente se estende por muito mais tempo, aumentando o risco de acidentes.
Após as residências, os estabelecimentos comerciais (319 ocorrências) e prédios privados (106) também figuram entre os locais de maior incidência de incêndios, totalizando 8.504 ocorrências no estado em 2024, que deixaram 7.581 vítimas. Os danos não se limitam a queimaduras; as vítimas enfrentam riscos de intoxicação, fraturas e traumas psicológicos duradouros.
O engenheiro Mitidieri enfatiza a importância da prevenção: “Os danos são muitas vezes irreversíveis, impactando profundamente a autoestima das pessoas afetadas por incêndios. É crucial que todos adotem medidas de segurança para evitar tragédias.”
No panorama dos incêndios em 2024, também houve 3.952 ocorrências em vegetações, 757 em veículos e 118 florestais, demonstrando a urgência de uma abordagem proativa em relação à segurança contra incêndios na Bahia.
Compartilhe essa mensagem e ajude a conscientizar mais pessoas sobre a prevenção de incêndios. Quais medidas de segurança você adota em sua casa? Vamos trocar ideias nos comentários!
“`
Comentários Facebook