Português de milhões: professora deixa sala de aula e vira hit na web

Publicado:

Por trás do canal “Português com Letícia” está a apaixonada professora Letícia Góes, de 38 anos, mineira de Pouso Alegre. Formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), Letícia se estabeleceu em São Paulo, onde atualmente compartilha seu amor pela gramática e literatura em redes sociais, atingindo estudantes, concurseiros e amantes da língua portuguesa.

Em uma conversa com Metrópoles, Letícia contou como sua trajetória tomou rumo diferente a partir de uma aula sobre orações subordinadas durante o ensino médio. “Nessa época, comecei a ler muito e me apaixonei pela literatura. Fui seduzida pelos clássicos de Machado de Assis e Eça de Queiroz, e decidi que Letras seria o caminho”, relembra a educadora, revelando como a descoberta do seu talento moldou seu futuro.

“A educação transformou a minha trajetória; eu sentia que poderia fazer o mesmo pelos meus alunos”, reflete Letícia, que se considera parte da primeira geração da família a concluir o ensino superior.

Após concluir o ensino médio, Letícia tinha duas opções: uma faculdade particular em sua cidade natal ou tentar uma universidade pública em outro estado. Dedicou-se intensamente e, no terceiro ano do ensino médio, passou na USP, mudando sua vida para sempre. “Cheguei a São Paulo com 18 anos, caipira de tudo, mas cheia de sonhos”, brinca.

A trajetória profissional de Letícia começou em 2011, quando passou em um concurso para a rede estadual e se tornou professora de português. Foi amor à primeira vista. “Entrei na sala de aula e soube que era aquilo que eu queria fazer para o resto da vida”, compartilha.

Com o passar do tempo, Letícia se desdobrava entre aulas na rede estadual, na municipal e em uma faculdade particular, até que, em 2013, um colega a convidou para dar aulas de português no YouTube. Sem saber o que esperar, ela aceitou e a experiência a levou a um novo mundo.

O canal “Português com Letícia” foi criado em 2018 e cresceu rapidamente, conquistando mais de 1,5 milhão de inscritos e até um prêmio de destaque em conteúdo para shorts no YouTube. Letícia, que um dia hesitou em sua escolha profissional, agora inspira milhares de alunos diariamente.

O ponto de virada para a professora ocorreu em 2022. Após ponderar por um ano, Letícia decidiu deixar sua posição na prefeitura e se dedicar integralmente ao canal. “Minha família achou que eu estava louca. Como abandonar um cargo público estável para arriscar na internet?”, recorda.

A decisão coincidia com a mudança para um novo apartamento e com a realização de que estaria prestes a ser mãe. Mãe de dois meninos, Letícia agora vive seu sonho de alcançar ainda mais pessoas com sua paixão pela língua portuguesa.

Para ela, os feedbacks recebidos são emocionantes e reforçam a importância de seu trabalho. “Acredito que minha dedicação nos vídeos faz diferença na vida dos alunos. Não sou uma pessoa especial, apenas uma professora que se esforça para compartilhar conhecimento”, conclui.

Com cada aula, Letícia revela que o processo de aprendizado é contínuo. Antes de gravar, estuda intensamente, revisando gramáticas e conteúdos. A professora enfrentou dificuldades ao criar vídeos curtos, contudo, com persistência, ela aprendeu a transformar suas aulas em pílulas de conhecimento acessível e dinâmico.

Cada depoimento de sucesso de seus alunos confirma que ela tomou a decisão certa ao seguir seu caminho na internet. “Todos os dias tenho certeza de que essa é a minha missão”, finaliza com determinação.

E você, o que pensa sobre a nova era da educação e o papel das redes sociais na aprendizagem? Compartilhe seus pensamentos nos comentários!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Candangão Sub-20: confira os resultados dos jogos deste sábado (19/7)

Na tarde vibrante deste sábado (19/7), o espetáculo do Candangão Sub-20 trouxe emoções intensas com as três primeiras partidas das quartas de final....

Eduardo ironiza nova decisão de Moraes em inquérito: “Memes matam”

Eduardo Bolsonaro, deputado federal licenciado, deu o que falar após ironizar a decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes. O ministro decidiu...

Homem é preso por atirar pedra em ônibus e ataques chegam a 520 em SP

Em um cenário alarmante, a cidade de São Paulo testemunha uma onda de vandalismo sem precedentes. Na última sexta-feira, um homem de 29...