No coração do São João, um posto de testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) foi montado no Parque de Exposições em Salvador. Entre os dias 18 e 23 de junho, mais de 8.171 exames foram realizados, atendendo 2.098 pessoas que buscavam informações e diagnósticos sobre HIV, sífilis, hepatites B e C.
Dos testes realizados, 150 resultaram positivos, sendo 14 para HIV, 3 para hepatite B, 2 para hepatite C e 131 para sífilis. Dentre os diagnosticados com sífilis, 47 já iniciaram o tratamento no próprio posto, onde o medicamento era oferecido gratuitamente.
Essa iniciativa, que contou com um investimento de 13 milhões do Governo do Estado, visa não apenas a ampliação dos testes, mas também a melhoria na qualidade do diagnóstico e das estratégias para vinculação ao tratamento, especialmente para populações em maior vulnerabilidade.
Neste ano, no Parque de Exposições, além do tratamento para sífilis, foram oferecidas também a Profilaxia Pós-Exposição (PeP) e a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), reforçando o compromisso com a saúde coletiva durante as festividades.
Esse resultado nos mostra a importância de iniciativas de saúde pública, ainda mais em momentos de celebração. E você, o que pensa sobre a importância de cuidar da saúde durante as festividades? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Comentários Facebook