Projeto de trem Salvador-Feira é apresentado a ministro; saiba detalhes

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Em um passo significativo para a mobilidade na Bahia, um ambicioso projeto de ferrovia foi apresentado ao ministro dos Transportes, Renan Filho, nesta quinta-feira, 12. O deputado federal Zé Neto, acompanhado de representantes da TIC Bahia, como os empresários Osvaldo Ottan, Danilo Silva e o advogado Ronaldo Mendes, trouxe à Brasília uma proposta que promete transformar a conexão entre Salvador e Feira de Santana.

Com um investimento estimado de R$ 6,8 bilhões, o plano visa reduzir o tempo de viagem de 1 hora e 11 minutos para apenas 35 minutos, potencializando o transporte diário de até 85 mil passageiros. A linha, que se estende por 98 km, permitirá que os trens operem a velocidades de até 160 km/h, enquanto os vagões de carga circularão a 120 km/h, fator importante para o escoamento de produtos nos portos da Baía de Todos-os-Santos.

Além de encurtar distâncias, a nova ferrovia é uma solução para o contínuo congestionamento da BR-324. Com trens totalmente elétricos, o projeto não só promete eficiência no transporte, mas também contribuirá para a redução de acidentes e da emissão de gases poluentes. A TIC Bahia elaborou um traçado em bitola larga de 1.600 mm, com eletrificação de 25kV e um sistema de controle que assegura a alta velocidade, compatível com os principais corredores ferroviários do Brasil.

A proposta conta com 10 paradas estratégicas, começando em Águas Claras, Salvador, integrando-se ao Sistema Metroviário e ao VLT em construção na região. As estações incluirão localidades como Simões Filho, Candeias e Santo Amaro, culminando em uma chegada eficiente em Feira de Santana, na Estação Noide Cerqueira e na Rodoferroviária Contorno.

Este projeto é mais do que uma melhoria de transporte; representa uma verdadeira revolução econômica. A TIC Bahia estima que a ferrovia pode gerar um impacto de R$ 73 bilhões na capital e em seu entorno, além de R$ 17,2 bilhões na região metropolitana de Feira, com benefícios diretos a mais de 6 milhões de habitantes. O faturamento previsto com o trem intercidades é de R$ 1,115 bilhão ao ano, com um fluxo robusto de 23 milhões de embarques anuais.

As implicações são vastas: desde o fortalecimento do polo portuário até o suporte às mais de 300 indústrias na região feirense. O projeto da TIC Bahia não apenas possibilita um novo patamar de mobilidade, mas também pavimenta o caminho para o crescimento econômico, conectando pessoas e oportunidades como nunca antes.

E você, o que pensa sobre essa nova proposta? Deixe seu comentário e participe dessa discussão sobre o futuro do transporte na Bahia!

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