A Copa do Mundo de Clubes, com um formato revitalizado, terá sua primeira edição neste sábado (14), nos Estados Unidos.
Baseado no modelo consagrado da Copa do Mundo de Seleções, o torneio reunirá 32 equipes, organizadas em oito grupos de quatro clubes cada. As partidas iniciais ocorrerão em jogo único, com os dois primeiros colocados de cada grupo avançando para as oitavas de final.
O torneio começará com um empolgante duelo entre o Inter Miami, equipe do craque argentino Lionel Messi, e o Al-Ahly, do Egito, às 21h (horário de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami. Confira a composição dos grupos, com informações da Data Factory, parceira do Bahia Notícias:
REGRAS E ESTRUTURAS
A nova estrutura do torneio contempla os campeões das quatro últimas edições das competições continentais mais importantes de cada uma das seis confederações da FIFA, além de clubes selecionados com base em um ranking técnico.
A distribuição das vagas reflete o desempenho de cada confederação: 12 para a Europa (Uefa), 6 para a América do Sul (Conmebol), 4 para a Ásia (AFC), África (CAF) e América Central e do Norte (Concacaf), 1 para a Oceania (OFC) e 1 para o país-sede, os Estados Unidos.
O objetivo do sistema de classificação via ranking é manter um elevado nível técnico no torneio. A pontuação considera os desempenhos nas fases de grupos e seguintes das competições continentais nos últimos quatro anos. Para a maioria das confederações, cada vitória conta 3 pontos, cada empate 1 ponto, e a progressão em cada fase acrescenta mais 3 pontos ao ranking.
Foto: Divulgação/Fifa
A Europa, por ter um coeficiente consolidado na Uefa, utiliza uma metodologia própria: 2 pontos por vitória, 1 por empate, 4 pela classificação à fase de grupos, 5 por avançar às oitavas e 1 ponto extra por cada fase superada a partir das oitavas de final.
Além disso, há regras complementares que limitam a presença de no máximo dois clubes do mesmo país, exceto se mais de duas equipes de uma nação tiverem conquistado títulos continentais no ciclo considerado. A vaga da equipe norte-americana foi garantida ao vencedor da Supporters’ Cup da Major League Soccer de 2024 (Inter Miami).
REPRESENTANTES BRASILEIROS
O Brasil será representado por Flamengo, Palmeiras, Fluminense e Botafogo, quatro dos últimos campeões da Copa Libertadores da América. Cada um chega em momentos distintos na competição e enfrentará os doze gigantes europeus, tidos como favoritos.
Vamos conferir como estão as equipes brasileiras para a disputa do torneio:
PALMEIRAS
O Palmeiras, primeiro brasileiro classificado, garantiu sua vaga ao vencer o Flamengo na final da Libertadores de 2021, com gols cruciais de Raphael Veiga e Deyverson, na prorrogação, no Estádio Centenário, em Montevidéu.
Foto: Cesar Greco/Palmeiras/ByCanon
Até 2025, o Verdão já disputou 35 partidas: 23 vitórias, 7 empates e 5 derrotas. No Brasileirão, ocupa a 4ª posição, com 22 pontos, e teve a melhor campanha geral na fase de grupos da Libertadores. Também está nas oitavas da Copa do Brasil, onde enfrentará o Corinthians no fim de julho.
Sem novos reforços para o Mundial, o técnico Abel Ferreira aposta em nomes como Paulinho e Vitor Roque. A estreia será neste domingo (15), contra o Porto (Portugal), às 19h, no MetLife Stadium, pelo Grupo A.
Provável escalação: Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Emiliano Martínez, Richard Ríos e Felipe Anderson; Estêvão, Facundo Torres (Mauricio/Paulinho) e Vitor Roque.
FLAMENGO
O Rubro-Negro se classificou em 2022, após vencer o Athletico-PR com um gol de Gabigol, no Estádio Monumental de Guayaquil. Em 35 jogos em 2025, acumula 23 vitórias, 8 empates e 4 derrotas.
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Apesar de algumas dificuldades na Libertadores, o time se classificou para as oitavas e lidera o Brasileirão, com 24 pontos. Campeão Carioca e da Supercopa do Brasil, o Flamengo trouxe o volante Jorginho, ex-Arsenal, como principal reforço para a disputa do Mundial.
A estreia ocorrerá na segunda-feira (16), contra o Espérance (Tunísia), às 22h, no Lincoln Financial Field, pelo Grupo D.
Provável escalação: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar (Jorginho), Gerson, De La Cruz e Arrascaeta; Pedro e Luiz Araújo (Michael).
FLUMINENSE
Classificado após conquistar o título inédito da Libertadores de 2023 sobre o Boca Juniors, com gols de Cano e John Kennedy, o Fluminense chega ao Mundial com 36 jogos disputados: 19 vitórias, 10 empates e 7 derrotas. O início de ano foi turbulento, culminando na troca de Mano Menezes por Renato Gaúcho.
Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense
Atualmente, o Tricolor está nas oitavas da Copa Sul-Americana e ocupa a 6ª posição no Brasileirão, com 20 pontos. Para fortalecer o elenco, contratou Yeferson Soteldo, ex-Santos.
A estreia será na terça-feira (17), contra o Borussia Dortmund (Alemanha), às 13h, também no MetLife Stadium, pelo Grupo F.
Provável escalação: Fábio; Samuel Xavier (Guga), Thiago Silva, Freytes e Fuentes; Hércules, Martinelli e Ganso; Arias, Serna e Cano (Everaldo).
BOTAFOGO
O Glorioso foi o último brasileiro a garantir vaga, vencendo o Atlético-MG na inédita conquista da Libertadores de 2024, com gols de Alex Telles, Luiz Henrique e Junior Santos. Até o momento, apresenta o desempenho mais irregular entre os brasileiros: 33 jogos, com 14 vitórias, 4 empates e 15 derrotas.
Foto: Vitor Silva/Botafogo
Eliminado na primeira fase do Cariocão e vice na Recopa Sul-Americana, o Botafogo, sob a direção de Renato Paiva, mostra sinais de reação. Está nas oitavas da Libertadores e da Copa do Brasil.
O Alvinegro foi o clube que mais contratou para o Mundial, trazendo Cristhian Loor, Kaio Pantaleão, Álvaro Monroto, Joaquín Correa e Arthur Cabral.
A estreia será no domingo, contra o Seattle Sounders (EUA), às 23h, no Lumen Field, pelo Grupo B.
Provável escalação: John; Jair, Alex Telles, David Ricardo e Vitinho; Marlon Freitas, Gregore, Rodríguez e Artur; Igor Jesus e Mastriani.
“`
Comentários Facebook