Em um movimento que acendeu ainda mais as chamas da tensão geopolítica, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia emitiu, neste domingo (22/6), um comunicado firme para condenar os ataques dos Estados Unidos a instalações nucleares do Irã. Classificando a ação como “irresponsável”, o ministério enfatizou a violação flagrante do direito internacional. A escalada de ações entre EUA e Irã culminou em bombardeios de aviões norte-americanos que atacaram três instalações nucleares iranianas no dia anterior, 21 de junho, intensificando uma crise que já se arrastava há dias.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou os ataques que ocorreram em meio a um confronto crescente entre o Irã e Israel. As hostilidades começaram a ganhar força com os ataques da Força de Defesa de Israel em 13 de junho, mirando o centro do programa nuclear iraniano e delegados militares na capital, Teerã. A resposta do Irã foi imediata, desencadeando uma série de retaliações que aumentaram a possibilidade de um conflito generalizado na região.
Dentre as instalações afetadas estava Fordow, um complexo subterrâneo com capacidade para operar até 3 mil centrífugas destinadas ao enriquecimento de urânio, conforme avaliações da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Em resposta aos ataques, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia pediu a desescalada da agressão, reiterando a necessidade de um retorno à diplomacia e à paz.
A China, por sua vez, também se manifestou, apontando que as ações dos EUA não apenas exacerbam as tensões na região, mas violam princípios fundamentais da Carta da ONU. Em sua plataforma social, o Ministério das Relações Exteriores da China enfatizou que essas agressões prejudicam os esforços de diálogo e negociação, além de colocar em risco a segurança dos civis.
China strongly condemns the U.S. attacks on Iran and bombing of nuclear facilities under the safeguards of the IAEA.
The actions of the U.S. seriously violate the purposes and principles of the UN Charter and international law, and have exacerbated tensions in the Middle East.…
— CHINA MFA Spokesperson ???????? (@MFA_China) June 22, 2025
Na tarde deste domingo (22/6), o Irã retaliou lançando mísseis sobre Israel, provocando danos significativos em Tel Aviv e Haifa. O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, expressou que os EUA traíram a diplomacia e que seu país responderá “com base no legítimo direito à autodefesa”. O governo iraniano, resiliente em suas ações, anunciou uma visita à Rússia para discutir o cenário com o presidente Vladimir Putin.
Diante desse cenário volátil, a comunidade internacional observa com preocupação as repercussões que esses ataques poderão ter na estabilidade do Oriente Médio. O que você pensa sobre essa escalada de hostilidades? Deixe sua opinião nos comentários.
Comentários Facebook