Seades instaura processos de reparação para reaver verbas da Assistência Social em prefeituras baianas; entenda

Publicado:

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) da Bahia está em uma missão decisiva para garantir a integridade dos recursos públicos destinados à Assistência Social. Recentemente, iniciou uma série de processos de reparação de danos contra prefeituras baianas que falharam na prestação de contas e apresentaram irregularidades em convênios e Planos de Ação.

Uma servidora foi designada para liderar essas investigações, que incluem a Tomada de Contas Especial, abrangendo diferentes exercícios financeiros. Entre os municípios sob análise, destacam-se casos notáveis de irregularidades que precisam ser urgentemente resolvidos.

Em Caravelas, a prefeitura enfrenta um processo devido a falhas na prestação de contas do Plano de Ação de 2023, com a ausência de documentos cruciais, como extratos bancários. Já em Marcionílio Souza, o cenário é mais crítico, com múltiplos processos abertos. Um deles destaca a falta de contas relativas ao Convênio nº 177/2007, além de irregularidades em ações de 2012 e 2013 que não foram devidamente sanadas, mesmo após repetidas notificações da SAS/FEAS.

Mulungu do Morro também não escapa da mira da Seades. A cidade demonstra falta total de prestação de contas e ausência de documentos referentes aos Planos de Ação de 2012 e 2011, além da não apresentação de contas do Convênio 026/2007. Este quadro se agrava ainda mais com a persistente falta de prestação de contas do Plano de Ação de 2010.

Em contrapartida, a Seades homologou recentemente o relatório final de tomada de contas de um Plano de Ação de 2012 com o Município de Malhada, que tinha como propósito garantir a continuidade dos serviços de Assistência Social, incluindo Proteção Social Básica e Especial. Essa ação reflete o comprometimento da Seades em restaurar a ordem e proteger os recursos que são essenciais para a comunidade.

Estamos diante de um momento crucial para a transparência e a responsabilidade na gestão pública. O que você acha dessas medidas? Compartilhe suas opiniões e vamos estimular o debate sobre a importância de um uso consciente dos recursos públicos!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso após tentar matar ex-mulher com golpe de mata-leão; caso ocorreu no Oeste baiano

Um homem foi detido na quinta-feira (21) em Luís Eduardo Magalhães, na região do Extremo Oeste da Bahia, após tentar assassinar...

PM erradica mais de mil pés de maconha em zona rural de Curaçá

Na tarde desta quinta-feira, 22, a Polícia Militar da Bahia erradicou um plantio com mais de **1,2 mil pés de maconha** na localidade...

Bahia é o estado com maior aumento no acesso ao saneamento em 2024, mas segue atrás da média nacional

A Bahia se destacou em 2024 como o estado com o maior crescimento no acesso ao saneamento básico, segundo a Pesquisa...