Gennaro Gattuso, um dos maiores ícones do futebol italiano, assume a responsabilidade como técnico da seleção nacional, em um momento crítico. Campeão da Copa do Mundo de 2006, Gattuso agora enfrentará o desafio de levar a Itália de volta ao cenário mundial, após a equipe ter nos decepcionado com suas ausências nas últimas Copas. Com um início complicado nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, a Azzurra espera que sua paixão e garra transformem seu destino.
A Federação Italiana de Futebol (FIGC) fez o anúncio oficial no dia 15, tornando Gattuso o novo comandante. Ele substitui Luciano Spalletti que deixou o cargo após uma contundente derrota de 3 a 0 para a Noruega. A FIGC não hesitou em destacar o profissionalismo e a experiência do novo técnico: “Ele é um símbolo do futebol italiano. Seu compromisso com a camisa azul é admirável”, destacou o presidente da FIGC, Gabriele Gravina.
Gattuso, conhecido por seu temperamento explosivo, agora terá a tarefa não só de unificar a equipe, mas também de conquistar a confiança dos torcedores, buscando a classificação para o Mundial. Com um histórico modesto na carreira de treinador, ele acumula apenas doze vitórias em 24 partidas, e apenas um título na prateleira – a Copa da Itália conquistada pelo Napoli em 2020.
Acostumado a brilhar como jogador, onde fez história pelo Milan entre 1999 e 2012, Gattuso agora precisa traduzir essa paixão em resultados como técnico. Ele terá sua estreia na missão de reerguer a Itália contra a Estônia no dia 5 de setembro. A pressão é grande, mas se há uma coisa que Gennaro sabe fazer, é lutar until the end.
E você, o que espera dessa nova fase para a seleção italiana? Deixe suas opiniões e expectativas nos comentários!
Comentários Facebook