Um marco importante para o desenvolvimento da infraestrutura ferroviária no Brasil se concretiza com a recente habilitação do trecho I da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), localizado na Bahia. Este projeto, que é de responsabilidade da Bahia Ferrovias S.A., recebeu a autorização para o Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi), permitindo à Prumo Engenharia LTDA. usufruir de benefícios fiscais essenciais. Essa decisão não só reforça a viabilidade financeira do projeto, mas também acena para melhorias significativas na mobilidade e conectividade da região.
A habilitação foi oficializada em 2 de outubro de 2023, junto à Receita Federal do Brasil, e é válida por cinco anos, contanto que as obras continuem em progresso. Os incentivos incluem a suspensão de contribuições ao PIS/PASEP e COFINS sobre bens e serviços utilizados, uma medida fundamental para facilitar a realização das obras. Com um traçado impressionante de 537,2 km, o trecho I conecta Ilhéus, no Litoral Sul, a Caetité, no Sudoeste da Bahia, promovendo um fluxo logístico que promete revitalizar a economia local.
Mas a FIOL não para por aí. A ferrovia se estende além do trecho I, com os trechos II e III planejados para ampliar essa conexão. O trecho II ligará Caetité a Barreiras, enquanto o III se estenderá de Barreiras até Figueirópolis, em Tocantins. Quando finalmente concluída, a FIOL terá um impressionante total de 1.527 km, conectando diretamente o futuro Porto de Ilhéus à Ferrovia Norte-Sul, criando uma nova rota para o transporte de cargas e potencializando o comércio regional.
A implementação dessa infraestrutura não é apenas uma ação em direção ao crescimento econômico, mas também um resgate de uma história de “esquecimento” em relação às ferrovias na Bahia. Agora, a expectativa é de que a modernização e expansão do sistema ferroviário tragam não apenas benefícios logísticos, mas também uma transformação social para as comunidades ao longo do trajeto.
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