UCSal realiza exposição com documentos inéditos sobre a participação da Igreja na Independência da Bahia

Publicado:

Acervo conta com mais de 15 mil metros lineares de documentos históricos –

Na busca pela memória e pela história do Brasil, a Universidade Católica do Salvador (UCSal) apresenta a exposição “A Igreja nas lutas da Independência da Bahia”, que se realiza entre 30 de junho e 04 de julho, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Este evento destaca documentos inéditos que revelam a complexa relação da Igreja Católica com momentos cruciais da nossa história.

O Laboratório de Conservação e Restauração Reitor Eugênio Veiga (LEV) abriga um acervo impressionante, com mais de 15 mil metros lineares de registros que vão desde 1551 até os dias atuais. Este espaço, reconhecido nacionalmente, é um ponto de encontro para pesquisadores de todo o mundo, ansiosos por desvendar as narrativas esquecidas da vida religiosa e eclesiástica na Bahia.

Esta exposição não apenas ressalta a importância da Igreja na Independência da Bahia, mas também em outros eventos históricos, como a Abolição da Escravidão e a Proclamação da República. A parceria entre a UCSal e a Arquidiocese de São Salvador, iniciada em 2001, é a base para a preservação desses arquivos que guardam a memória coletiva do povo brasileiro.

Certidão de óbito de Maria Quitéria

Certidão de óbito de Maria Quitéria | Foto: Divulgação

“Esse acervo guarda a memória do próprio povo brasileiro”, afirma Deivid Lorenzo, reitor da UCSal.

Com a diversidade dos documentos, ele convida todos a refletirem sobre a história e o futuro do Brasil: “Há registros de relações escravocratas, de gênero, etárias e étnicas, que revelam e ressignificam as dinâmicas sociais do nosso país.”

Deivid Lorenzo, reitor da UCSal

Deivid Lorenzo, reitor da UCSal | Foto: Divulgação

Segundo Álvaro Pinto Dantas de Carvalho Júnior, coordenador do LEV, “a missão do laboratório é conservar essas obras que testemunham séculos de memória religiosa, social e política do Brasil.”

Descobrindo Arquivos Inéditos e Marcos da História Brasileira

Entre os tesouros expostos, podem ser encontrados fotos raras, registros de crimes e denúncias, plantas de igrejas antigas, partituras do século XIX e muito mais. Essas relíquias não são apenas relíquias históricas; elas representam as lutas e transformações que moldaram nossa nação.

Um dos documentos mais antigos expostos é um registro de batismo da freguesia de Nossa Senhora de Paripe, que ilustra a presença da Igreja no movimento de 2 de Julho, a emblemática data da Independência da Bahia.

Carta de Alforria do escravizado Conrado concedida pelo Vigário Antônio Martins da Silva Teles (1887)

Carta de Alforria do escravizado Conrado concedida pelo Vigário Antônio Martins da Silva Teles (1887) | Foto: Divulgação

“A Igreja atuou como força mobilizadora e legitimadora do processo libertário, influenciando líderes e a população local”, explica Dantas, ressaltando a presença da Igreja como parte integrante da sociedade civil, ao lado de indígenas e escravizados.

Discurso de D. Luís Antônio dos Santos no dia da assinatura da Lei Áurea (13 de maio de 1888)

Discurso de D. Luís Antônio dos Santos no dia da assinatura da Lei Áurea (13 de maio de 1888) | Foto: Divulgação

A exposição também destaca registros das leituras da Lei Áurea durante as missas, assegurando que a população, incluindo os senhores de escravos, estivesse ciente do novo decreto, além de refletir sobre o período da Proclamação da República e a transição para o Estado laico.

UCSal realiza exposicao com documentos ineditos so0133211600202506261134 UCSal realiza exposicao com documentos ineditos so0133211601202506261134 UCSal realiza exposicao com documentos ineditos so0133211602202506261134 UCSal realiza exposicao com documentos ineditos so0133211603202506261134 UCSal realiza exposicao com documentos ineditos so0133211604202506261134 UCSal realiza exposicao com documentos ineditos so0133211605202506261134

Espalhe Essa História!

Você também pode fazer parte dessa jornada histórica. Compartilhe essa notícia com amigos e familiares nas redes sociais. Qual documento ou fato você considera mais impactante? Deixe seu comentário abaixo!

“`

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bahia perde para o Corinthians e se despede do Brasileirão Feminino

NÃO DEU! Mulheres de Aço caem nas quartas de final e encerram uma campanha histórica Por Lucas Vilas Boas 15/08/2025 - 23:02 h Bahia perde para o...

Seis entre os dez estados com maiores taxas de violência sexual contra crianças e adolescentes fazem parte da Amazônia Legal

Foram registrados mais de 38 mil casos de estupro e quase 3 mil mortes violentas intencionais de menores, na região, entre 2021 e 2023, segundo relatório do UNICEF e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Bruna Marquezine reúne novo affair e ex-namorado em festão de luxo

Na noite mágica de 15 de agosto de 2025, a Ilha Fiscal, na deslumbrante Baía de Guanabara, foi o cenário escolhido por Bruna...