BAHIA
Expansões planejadas do VLT têm como destino a Ribeira, o Comércio e Alagoinhas
Por Lula Bonfim
05/06/2025 – 17:15 h

O governo de Jerônimo planeja levar o VLT de Salvador até Alagoinhas –
A construção do VLT em Salvador avança rapidamente em três trechos já contratados: da Calçada à Ilha de São João, de Paripe a Águas Claras, e de Águas Claras à orla de Piatã. Até o momento, a obra da Calçada está 22,32% concluída, a de Paripe tem 14,31% e a terceira se encontra ainda em estágio inicial, com 1,79%.
No entanto, a ambição da gestão estadual vai além. Enquanto finaliza um traçado de 36,4 km entre o Subúrbio e a Orla Atlântica, o governo também estuda ampliações em três frentes distintas.
Comércio
A primeira dessas frentes, que está mais próxima de se tornar realidade, é a extensão do VLT da Estação da Calçada até o bairro do Comércio. Este trajeto de 3,6 km passaria pela Feira de São Joaquim, pelo Terminal de Ferry-Boats e pelo Instituto do Cacau, finalizando no Terminal da França.
As fases de estudo para essa ampliação estão em andamento, agora com o recebimento de recursos do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

| Foto: Reprodução
Ribeira
Outra proposta em análise é um traçado circular que incluiria a Ribeira e o Bonfim, partindo da Estação da Calçada. Essa extensão de 3 km visa sanar um gargalo no transporte público identificado pela CTB, que considera a região carente de atendimentos adequados por ônibus.
O percurso passaria nas proximidades do Santuário de Nosso Senhor do Bonfim e chegaria até o Terminal de Passageiros da Ribeira, retornando por uma rota alternativa até a Calçada.

| Foto: Reprodução
VLT Metropolitano
Por fim, o que promete ser um dos maiores avanços é o projeto do VLT Metropolitano. Com o objetivo de conectar Salvador a Camaçari, passando por Simões Filho, essa linha facilitará o deslocamento de trabalhadores entre a capital e o Polo Petroquímico.
A primeira fase desse projeto contará com cerca de 30 km, mas a intenção é expandir essa malha para mais de 100 km, alcançando localidades como Dias D’Ávila, Mata de São João, Pojuca e Catu, até chegar a Alagoinhas.
Até agora, foram aprovados R$ 16 milhões no novo PAC para o desenvolvimento do anteprojeto. Recentemente, Jerônimo solicitou apoio financeiro ao Banco dos BRICS para impulsionar a realização da obra.

| Foto: Reprodução
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