Paris entra em alerta vermelho por onda de calor que atinge parte da Europa

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Uma onda de calor sem precedentes atinge Paris e outras 15 regiões da França, estabelecendo alerta vermelho e fazendo o termômetro disparar. O fenômeno, que já provocou recordes de temperatura em países como Espanha e Portugal, também trouxe consigo incêndios devastadores em nações do litoral norte do Mediterrâneo, como Itália e Turquia. De acordo com o observatório Copernicus da União Europeia, o mês de junho registra temperaturas alarmantes, com estimativas de até 41°C na capital francesa.

A ministra de Transição Ecológica da França, Agnès Pannier-Runacher, descreveu a situação como “nunca vista”, enquanto o governo implementa medidas rigorosas, como restrições à circulação de veículos poluentes e o fechamento parcial de unidades escolares. A condição climática adversa já afetou a rotina de milhares de turistas, que se veem forçados a adaptar seus itinerários para evitar as horas mais quentes do dia.

Na Espanha, a cidade de El Granado experimentou um recorde de 46°C, superando a marca anterior de 45,2°C, estabelecida em Sevilha em 1965. Em Portugal, o termômetro também atingiu níveis alarmantes, alcançando 46,6°C em Mora. Infelizmente, essas temperaturas extremas estão ligadas a um aumento na frequência e intensidade de incêndios na região mediterrânea. Mais de 50 mil pessoas foram evacuadas na Turquia devido a incêndios florestais, e a situação não é menos crítica na Itália, com trágicas fatalidades resultantes das chamas.

As cidades enfrentam ainda o fenômeno da “ilha de calor urbano”, que intensifica o aumento das temperaturas. Para mitigar os efeitos, medidas como a abertura gratuita de piscinas em Marselha e visitas guiadas climatizadas em Veneza foram implementadas. Contudo, a real preocupação abrange não apenas o bem-estar das pessoas, mas também o impacto nas condições de trabalho e na saúde da população.

Nos Bálcãs e no Reino Unido, a onda de calor traz temperaturas elevadas, com Londres atingindo até 34°C, coincidentemente junto ao início do torneio de Wimbledon. Especialistas alertam que se não forem tomadas ações imediatas, os efeitos da mudança climática serão ainda mais devastadores. O que você acha dessa situação emergente? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Partido de premiê do Japão deve garantir maioria na Câmara, projeta jornal

O Partido Liberal Democrata (PLD), liderado pela primeira-ministra Sanae Takaichi, caminha para uma vitória expressiva nas eleições para a Câmara Baixa do Japão...

Irã nega fim do enriquecimento de urânio mesmo sob ameaça de guerra com EUA

O Irã recusou abandonar o enriquecimento de urânio mesmo diante da ameaça de guerra com os EUA, mantendo firme seu programa nuclear e...

Ataques de Israel já deixaram mais de 72 mil palestinos mortos desde 2023

72.027 palestinos foram mortos pelos ataques das Forças de Defesa de Israel desde o início da ofensiva contra o enclave de Gaza, em...