Processo Disciplinar apura irregularidades em Cartório de Registro de Imóveis no município de Cocos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

No coração da Bahia, um escândalo se desenrola no Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Cocos. O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), através da Corregedoria das Comarcas do Interior, decidiu instaurar um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o ex-Oficial Titular do cartório. Ele é investigado por supostas práticas de abuso de poder e irregularidades que envolvem a manipulação de registros relativos a uma Fazenda pertencente a uma empresa.

A saga começou com denúncias alarmantes: o ex-oficial seria responsável por receber valores em troca de intermediações fraudulentas no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR). As investigações revelaram que ele colaborou com a inclusão indevida de três imóveis rurais no cadastro do INCRA, além de ter entregado R$ 2 mil a um servidor do instituto como propina.

Desde sua origem em 2016, o caso enfrentou um trâmite tumultuado. Marcado por longos períodos de pausa, a inércia processual durou mais de um ano entre 2016 e 2018, e novamente entre 2018 e 2021. Contudo, a Corregedoria não permitiu que a prescrição do caso fosse aplicada, reconhecendo a gravidade das alegações.

Recentemente, o juiz assessor especial da Corregedoria, Moacir Reis Fernandes Filho, anunciou que uma audiência de instrução por videoconferência ocorrerá no dia 17 de julho de 2025, onde testemunhas serão ouvidas. Ele também requisitou ao INCRA e ao Cartório de Registro de Imóveis de Cocos documentos cruciais para esclarecer a situação, incluindo cópias das matrículas dos imóveis envolvidos. A defesa terá uma nova chance de apresentar suas alegações durante esse importante encontro virtual.

Como você vê a evolução desse caso e suas implicações para a justiça no Brasil? Deixe seu comentário e compartilhe suas opiniões!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TJDFT anuncia pagamento de R$ 1,47 bilhão em precatórios a 30 mil credores até julho

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) informou que deve quitar, até julho de 2026, as superprioridades de precatórios...

Polícia apreende celulares e impede arremesso de itens para o interior do presídio de Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas, BA — Na tarde desta segunda-feira, 9 de fevereiro, a Polícia Militar frustrou uma tentativa de arremesso de pacotes com...

MPF abre inquérito para apurar obras abandonadas em área rural da Bahia financiadas com emenda parlamentar

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil para apurar a paralisação e o possível abandono de um pátio multiuso na localidade...