Vereadora do PL quer proibir livro de Jorge Amado em escolas. Vídeo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em uma sessão na Câmara Legislativa de Itapoá (SC), a vereadora Jéssica Lemonie, do PL, levantou um polêmico debate ao solicitar a exclusão do aclamado livro “Capitães da Areia”, de Jorge Amado, do currículo escolar. Para a vereadora, a obra não é adequada para adolescentes de 12 a 13 anos, levantando preocupações sobre o conteúdo que, segundo ela, inclui temas inapropriados para essa faixa etária e serve como uma “infiltração” da esquerda nas escolas.

“A classificação oficial do livro é de 14 anos. Ele promove a marginalização infantil. É uma forma de a esquerda inserir essas obras nas salas de aula”, declarou Jéssica, fazendo referência à trajetória de Amado, conhecido por suas convicções políticas e sua notoriedade como deputado federal.

Enquanto a vereadora reconhece a importância do livro na biblioteca municipal, proposto por sua inclusão em diversos vestibulares, ela reafirma que discutir a obra em sala de aula é inadequado. “Esse tipo de material deve estar acessível para adultos que buscam esse conhecimento, não para crianças em sala de aula”, argumentou.

A controvérsia se intensificou quando Jéssica citou uma passagem impactante do livro, referindo-se a eventos de violência que ocorrem na trama. “Devemos considerar que existem inúmeras outras obras na literatura brasileira que podem ser discutidas com nossos jovens, sem expô-los a conteúdos delicados que não estão prontos para enfrentar”, sugeriu ela.

“Capitães da Areia” é uma das histórias mais queridas da literatura nacional, que descreve a vida de meninos em vulnerabilidade social em Salvador, trazendo à tona questões profundas e humanizadoras. Compreender esses desafios é essencial, mas a abordagem em sala de aula pode ser delicada e requer discernimento.

E você, o que pensa sobre essa situação? Acredita que a literatura clássica deve ser discutida em salas de aula, mesmo que contenha temas delicados? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Caso Bacabal: secretário diz que todas as hipóteses são investigadas

As investigações sobre o desaparecimento das crianças no quilombo de São Sebastião dos Pretos, em Bacabal (MA), seguem em curso sem excluir cenários....

Homem é morto a facadas após discussão em bar no centro de Itabatã, Mucuri

Mucuri: um homem de 44 anos foi assassinado a facadas na...

Três pessoas morrem em queda de helicóptero na zona oeste do Rio de Janeiro

Três pessoas morreram na queda de um helicóptero na região de Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, no início da tarde...