Recorde de frio no RS: crianças indígenas são resgatadas após abandono

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

No coração de Porto Alegre, um drama humano se desenrolou sob as temperaturas de congelar o coração. Duas crianças, de apenas 2 e 7 anos, foram encontradas em uma situação de abandono e hipotermia, em uma das jornadas mais frias do ano. Na segunda-feira, 30 de junho, as temperaturas na capital gaúcha variaram de 4 a 11ºC, revelando um cenário preocupante.

A Guarda Municipal foi acionada por pedestres que se depararam com as crianças, mal vestidas, lutando contra o frio intenso. A mais nova, com sinais gravíssimos de hipotermia, estava caída no chão, com o corpo tremendo e o rosto roxo, além de queimaduras nas mãos e face.

“A criança menor estava caída no chão, com o corpo tremendo, muco no rosto e queimaduras de frio nas mãos e na face. Outra criança, também com sinais de hipotermia, estava encolhida em um canto. Ambas vestiam apenas uma calça e um casaco fino, insuficientes para protegê-las do frio intenso,” relatou a Guarda Municipal.

Após o resgate, as crianças foram encaminhadas à Divisão Especial da Criança e do Adolescente (Deca), da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Um boletim de ocorrência foi registrado e o Conselho Tutelar foi acionado, garantindo que elas fossem levadas para um abrigo seguro.

Este episódio chocante acontece durante a quarta onda de frio de 2025, que trouxe temperaturas 5ºC abaixo da média esperada para a estação. A polícia começou investigações para entender melhor as circunstâncias em que as crianças foram abandonadas.

Na manhã seguinte ao resgate, os policiais visitaram o abrigo onde as crianças estão acolhidas e uma reserva indígena Guarani. Os responsáveis legais foram identificados e, surpreendentemente, a mulher que acompanhava as crianças, inicialmente apresentada como adolescente, revelou-se uma adulta. Todos os responsáveis serão intimados a prestar esclarecimentos enquanto as investigações continuam.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sistema de Reconhecimento Facial da SSP resulta em primeira prisão por homicídio no Pré-Carnaval 2026 em Salvador

Um homem procurado pela prática de homicídio foi capturado na tarde deste sábado (7), após ser identificado por tecnologia de Reconhecimento Facial. A...

Professora foi morta com faca que deu a aluno dias antes do crime

Na noite de sexta-feira (6/2), em Porto Velho (RO), a professora de Direito e escrivã da Polícia Civil Juliana Mattos de Lima Santiago,...

Prisão encerra investigação de homicídio após armadilha na região da Colônia, em Eunápolis

Eunápolis encerrou, nesta sexta-feira (6), a apuração sobre a morte de um homem na Colônia, região rural da cidade. A vítima, conhecida como...