Recorde de frio no RS: crianças indígenas são resgatadas após abandono

Publicado:

No coração de Porto Alegre, um drama humano se desenrolou sob as temperaturas de congelar o coração. Duas crianças, de apenas 2 e 7 anos, foram encontradas em uma situação de abandono e hipotermia, em uma das jornadas mais frias do ano. Na segunda-feira, 30 de junho, as temperaturas na capital gaúcha variaram de 4 a 11ºC, revelando um cenário preocupante.

A Guarda Municipal foi acionada por pedestres que se depararam com as crianças, mal vestidas, lutando contra o frio intenso. A mais nova, com sinais gravíssimos de hipotermia, estava caída no chão, com o corpo tremendo e o rosto roxo, além de queimaduras nas mãos e face.

“A criança menor estava caída no chão, com o corpo tremendo, muco no rosto e queimaduras de frio nas mãos e na face. Outra criança, também com sinais de hipotermia, estava encolhida em um canto. Ambas vestiam apenas uma calça e um casaco fino, insuficientes para protegê-las do frio intenso,” relatou a Guarda Municipal.

Após o resgate, as crianças foram encaminhadas à Divisão Especial da Criança e do Adolescente (Deca), da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Um boletim de ocorrência foi registrado e o Conselho Tutelar foi acionado, garantindo que elas fossem levadas para um abrigo seguro.

Este episódio chocante acontece durante a quarta onda de frio de 2025, que trouxe temperaturas 5ºC abaixo da média esperada para a estação. A polícia começou investigações para entender melhor as circunstâncias em que as crianças foram abandonadas.

Na manhã seguinte ao resgate, os policiais visitaram o abrigo onde as crianças estão acolhidas e uma reserva indígena Guarani. Os responsáveis legais foram identificados e, surpreendentemente, a mulher que acompanhava as crianças, inicialmente apresentada como adolescente, revelou-se uma adulta. Todos os responsáveis serão intimados a prestar esclarecimentos enquanto as investigações continuam.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PT vai acionar STF contra indicação de Eduardo para líder da minoria

O PT vai entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para contestar a indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) como...

Atropelamento de maratonista: Juiz libera filho da vereadora da prisão, mas determina uso de tornozeleira eletrônica e proibição de dirigir ou frequentar bares

O juiz Paulo Sérgio Barbosa de Oliveira, da Comarca de Salvador, decidiu liberar Cleydson Cardoso Costa Filho, filho da vereadora Débora Santana (PDT),...

Mulher é condenada a 26 anos de prisão por homicídio após criança ser morta por 40 golpes no interior baiano

Joseane do Espírito Santo foi condenada a 26 anos e três meses de prisão pelo homicídio de uma criança de oito anos em...