Força Penal Nacional vai atuar por mais 30 dias no Conjunto Penal de Eunápolis

Publicado:

A atuação da Força Penal Nacional (FPN) no Conjunto Penal de Eunápolis foi prorrogada por mais 30 dias, conforme decisão do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. Essa prorrogação surge em resposta a uma emboscada contra o diretor do presídio, Jorge Magno Alves Pinto, ocorrida na noite de 20 de maio, quando um grupo de 20 criminosos, ligados a uma facção, atacou o veículo em que ele estaria, resultando em um motorista ferido, mas sobrevivente.

O presídio já havia enfrentado um evento crítico em dezembro do ano passado, com a fuga de 16 detentos, dos quais 15 continuam foragidos. Para evitar novas crises, a FPN busca intensificar os treinamentos voltados à coordenação de ações de segurança e à execução de rotinas administrativas na unidade.

Esta fase da missão foca na melhoria da coordenação externa e na padronização das operações para prevenir distúrbios. Desde o início das atividades em 11 de junho, os treinamentos envolvem tanto policiais penais quanto membros do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop).

A FPN é composta por policiais penais federais e estaduais de várias regiões do Brasil, incluindo o Distrito Federal, Goiás, e Bahia. Na Bahia, a colaboração se dá com a Superintendência de Gestão Prisional, conforme o convênio estabelecido.

Estamos atentos às movimentações no sistema prisional. E você, o que pensa sobre a atuação da Força Penal Nacional? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Professora de Camaçari terá direito a horas extras por “Aulão do Enem”, decide TRT-BA

A 5ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) decidiu, por unanimidade, que uma professora horista do Centro Educacional Miguel Alves...

Homem é encontrado morto em área de mata de Jacobina dois dias após sair para caçar

Um homem de 54 anos foi encontrado morto em uma área de mata em Jacobina, no Piemonte da Diamantina, dois dias após sair...

Homem é assassinado com mais de 15 tiros dentro de casa em Feira de Santana

Na noite desta segunda-feira, 15, Givaldo de Almeida Santana, de 26 anos, conhecido como “Pingo”, foi assassinado em sua casa no distrito da...