Oito partidos ingressam com ação no STF para manter decisão do Congresso que derrubou decreto sobre IOF

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em um movimento estratégico, oito partidos se uniram para protocolar uma ação no STF, buscando respaldar a decisão do Congresso que derrubou um decreto que elevava as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Esta ação surge apenas dois dias após o governo, através da AGU, solicitar a validação da referida medida.

O bloco formado por União Brasil, Republicanos, Progressistas, PSDB, Solidariedade, Podemos, PRD e Avante espera que o Supremo reconheça a constitucionalidade da decisão legislativa. Os partidos ressaltam que a ação é vital para evitar conflitos judiciais em instâncias inferiores e para assegurar a segurança jurídica necessária a empresas e consumidores.

Essa iniciativa segue a linha de ações anteriores, incluindo a do Psol, que também buscou reverter a decisão do Congresso. Todas foram direcionadas ao ministro Alexandre de Moraes, inicialmente sorteado como relator da ação interposta pelo Psol.

Além disso, o PL solicitou ingresso como amicus curiae na ação do governo, argumentando que sua ampla representação no Congresso o qualifica para contribuir com o processo. O partido vê essa figura como uma oportunidade para promover a participação popular na interpretação da Constituição.

Embora o amicus curiae não seja uma parte formal no processo, sua contribuição poderá influenciar o julgamento em favor da decisão do Congresso, reforçando assim a legitimidade da atuação legislativa.

O que você acha dessa movimentação política? Deixe seu comentário e participe da conversa!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Adolescente é socorrida após tombamento de veículo na BR-101, em Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas registrou um tombamento de veículo GM/D20 Custom na BR-101, km 856, sentido Itamaraju, na tarde de quinta-feira (22), por volta...

MarIA QuitérIA: Procuradoria de Salvador lança inteligência artificial para apoiar produção jurídica

A Procuradoria-Geral do Município de Salvador (PGMS) apresentou, na quinta-feira (22), a inteligência artificial institucional, batizada de Agente MarIA Quitéria. A cerimônia ocorreu...

Defesa de ex-BBB Pedro Henrique avalia ações judiciais após acusação de furto de cigarros por Solange Couto

A defesa de Pedro Henrique Espíndola, ex-participante do BBB 26, informou que está avaliando adotar medidas judiciais em relação a episódios ocorridos dentro...