TJ-BA lança critérios para premiar unidades judiciárias mais eficientes em 2025

Publicado:

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) deu um importante passo nesta quinta-feira, ao lançar o Decreto Judiciário nº 491, que estabelece os critérios para a concessão do Selo Justiça em Números TJ-BA, na edição de 2025. Com isso, a iniciativa busca valorizar as unidades judiciárias e as Centrais de Mandados que se destacam em produtividade e eficiência ao longo do ano, seguindo as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para promover boas práticas no Poder Judiciário.

A avaliação será justa, com as unidades divididas em 22 categorias, agrupando órgãos com funções semelhantes. Entre essas categorias, destacam-se as varas Cíveis, Criminais, de Família, além de Juizados Especiais. Unidades específicas, como Varas Empresariais e Cartórios especializados, serão avaliadas segundo critérios diferenciados, reconhecendo suas singularidades.

O sistema de premiação funcionará em um modelo escalonado. O Selo Diamante será concedido às unidades que alcançarem pelo menos 90% de eficiência, com premiadas adicionais no caso de nenhuma atingir a meta, a partir de 85%. Na categoria “Sem Semelhança”, o patamar mínimo será de 85%.

Para o Selo Ouro, a exigência é de 80% de produtividade (ou 75% para as três melhores unidades, se a meta não for alcançada). Selo Prata e Selo Bronze seguem uma lógica semelhante, com critérios decrescentes (70% e 60%, respectivamente). As unidades com competências únicas terão metas flexíveis, refletindo suas complexidades.

A produtividade será medida com base em 22 critérios extraídos automaticamente dos sistemas judiciais, como PJE, PROJUDI e SEEU. Alguns indicadores principais incluem:

  • Taxa de congestionamento de processos;
  • Tempo médio para conclusão de processos;
  • Cumprimento das metas do CNJ;
  • Eficiência no atendimento a demandas prioritárias, como violência doméstica e processos de saúde.

O TJ-BA também enfatiza a importância da correta movimentação processual, considerando documentos não registrados nos sistemas. Os resultados preliminares serão publicados no Diário de Justiça Eletrônico (DJE), e as unidades terão dois dias úteis para apresentar recursos, que serão analisados pela Secretaria de Planejamento e Orçamento (SEPLAN).

A decisão final caberá à Presidência do Tribunal. Além do reconhecimento institucional, os servidores e magistrados das unidades premiadas com o Selo Diamante terão esse mérito registrado em seus assentamentos funcionais, representando um incentivo significativo para suas carreiras.

O que você acha dessa nova iniciativa? Compartilhe suas opiniões e comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ciclista morre atropelado por carreta durante romaria a Aparecida

Um ciclista de 63 anos morreu após ser atropelado por uma carreta no km 100 da rodovia Presidente Dutra, em Pindamonhangaba, interior de...

Idoso morre após ser pisoteado por vaca na zona rural de Irará, na Bahia

Um homem de 69 anos faleceu no sábado (11) no Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana. Ele sofreu um acidente trágico,...

Bandidos furam bloqueio e atropelam motociclista durante perseguição

Na tarde de sábado, uma fuga em alta velocidade entre Goiás e o Distrito Federal resultou em dois homens presos e um motociclista...