Governo brasileiro lamenta mortes no Texas por fortes chuvas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na última sexta-feira (4), o Texas enfrentou uma tragédia devastadora decorrente de fortes chuvas, que resultou em 32 mortes confirmadas, dezenas de desaparecidos e centenas de desabrigados. O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA alertou para uma emergência de inundação repentina que atingiu intensamente o condado de Kerr, onde as águas do rio Guadalupe subiram rapidamente, afetando um acampamento cristão de verão, o Camp Mystic, com muitas meninas entre os desaparecidos.

Em resposta a essa calamidade, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil expressou sua solidariedade através de uma nota oficial. O governo brasileiro lamentou profundamente as perdas e reiterou a importância de uma ação conjunta contra as mudanças climáticas, que intensificam fenómenos naturais extremos. “As alterações climáticas aumentam a frequência de desastres semelhantes, tornando urgente a colaboração internacional”, afirma o documento.

Até o momento, o MRE confirmou que não há registros de vítimas brasileiras. Para aqueles que residem no Texas, o Consulado-Geral em Houston se disponibiliza para atendimento em caso de emergência, através do telefone +1 (281) 384-4966.

O presidente dos EUA, Donald Trump, também manifestou pesar pela tragédia e prometeu apoio federal imediato ao estado do Texas, em um momento de necessidade extrema.

Como você se sente sobre a necessidade de uma ação global mais eficaz frente às mudanças climáticas? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Virús letal que inspirou filme ‘Contágio’ tem novo surto na Índia

Nipah vírus (NiV) confirma novo surto na Índia: cinco casos foram registrados, segundo comunicado do governo da Tailândia, colocando autoridades em alerta e...

Grande tempestade de inverno deixa ao menos 11 mortos nos EUA

Uma gigantesca tempestade de inverno atingiu grande parte dos Estados Unidos pelo terceiro dia consecutivo, trazendo temperaturas polares que devem permanecer por dias....

Deputados franceses aprovam proibição das redes sociais para menores de 15 anos

Deputados franceses aprovam proibição de redes sociais para menores de 15 anos Na madrugada de 27 de janeiro de 2026, os deputados franceses aprovaram...