Licitação vai definir nova OS para gerir Hospital da Criança na Bahia; saiba mais

Publicado:

Uma reviravolta se aproxima no Hospital Estadual da Criança (HEC) em Feira de Santana, Bahia! A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) anunciou um novo processo licitatório que definirá uma organização social que assumirá a gestão da unidade. O aviso foi publicado no Diário Oficial do Estado, trazendo esperança de melhorias e eficiência nos serviços prestados.

As entidades interessadas em participar desse processo devem apresentar suas propostas até o dia 2 de setembro, quando ocorrerá a abertura das propostas na sala da Comissão Julgadora. Atualmente, a Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (LABCMI) é a responsável pela gestão do hospital, cargo que ocupa desde 2015, após cinco anos de sua inauguração.

O contrato entre a organização social e a Sesab, que já passou por sete aditivos, tem chamado a atenção: em 2024, seu valor global de custeio atingiu R$ 141.770.733,48, além de R$ 216.114,00 destinados ao pagamento de Órteses, Próteses e Materiais Especiais.

Inaugurado em 2010, o HEC se destaca como referência em atendimento pediátrico de alta e média complexidade. A unidade não só ampliou seus serviços ao incluir uma Maternidade em 2017, mas também implementou um Banco de Leite Humano, que, no seu primeiro ano, beneficiou 700 recém-nascidos da Bahia.

Anualmente, o hospital realiza mais de 29 mil procedimentos cirúrgicos e 70 mil internamentos pediátricos e maternos, com uma estrutura que inclui 253 leitos de internação e 33 de emergência. Preparada para atender crianças de zero a 18 anos com classificação de risco, a unidade também realiza partos de alto risco e cirurgias obstétricas, além de contar com uma equipe diversificada de profissionais de saúde, como fisioterapeutas, nutricionistas e enfermeiros.

E você, o que espera desse novo capítulo para o Hospital Estadual da Criança? Compartilhe suas opiniões e expectativas nos comentários e faça parte dessa conversa que impacta a saúde das nossas crianças!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bahia registra mais de 400 internações por depressão em 2024; mulheres e pessoas pardas são grupo mais vulnerável 

A Bahia contabilizou 498 internações de pacientes com diagnósticos de depressão em 2024, segundo dados do Observatório de Saúde Pública. Esses...

Tarifaço dos EUA impacta exportações baianas e setores estratégicos registram quedas significativas

Os primeiros efeitos do tarifaço imposto pelos Estados Unidos começaram a ser sentidos nas exportações da Bahia, de acordo com análise da Federação das...

O que tem para fazer em Brasília? Confira programação de 10 a 16/9

Brasília está recheada de atividades gastronômicas e culturais nos próximos dias. Para te ajudar a elencar o melhor roteiro da semana, o Metrópoles elaborou...