Entenda o que é o Brics, grupo que se reúne a partir de domingo no Rio de Janeiro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Às vésperas de um evento de grande importância, o Rio de Janeiro ganha destaque novamente no cenário internacional. Entre os dias 6 e 7 de julho, a cidade maravilhosa sedia uma reunião crucial do Brics, um bloco de potências que se destaca como a voz do Sul Global. Sob a presidência brasileira, líderes de 11 países discutirão temas como cooperação em saúde, comércio e combate às mudanças climáticas, reafirmando a relevância do Brasil neste contexto.

Mas, afinal, o que é o Brics? A sigla representa uma coalizão de países do Sul Global, formada inicialmente por Brasil, Rússia, Índia e China, que busca promover uma articulação política diplomática e aumentar a influência de seus membros nas instituições internacionais. Com o tempo, o grupo cresceu e atualmente conta com países como África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Indonésia e mais, totalizando 11 membros e um número crescente de parceiros.

O Brics não é apenas um grupo, mas um espaço de diálogo e cooperação, onde as nações buscam fortalecer suas posições em questões globais. Com 39% da economia mundial e 48,5% da população global, sua influência é inegável. Esses países representam, ainda, 43,6% da produção mundial de petróleo e 36% de gás natural, destacando seu potencial energético.

A reunião no Brasil também é um marco, porque destaca as prioridades do país no novo cenário global, que incluem a governança da inteligência artificial e o desenvolvimento institucional do grupo. Além disso, o Novo Banco de Desenvolvimento, criado em 2015, exemplifica o esforço do Brics em financiar projetos sustentáveis em países em desenvolvimento, com mais de US$ 39 bilhões já aprovados.

À medida que o encontro se aproxima, mais de 30 nações já demonstraram interesse em se juntar ao Brics, reforçando a necessidade de uma nova ordem econômica que favoreça os países em desenvolvimento. Essa busca por inclusão e justiça nas relações internacionais molda não apenas a agenda do Brics, mas também o futuro econômico e político global. Quais são suas expectativas para o impacto desse encontro? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acordo sobre Groenlândia não questiona soberania da Dinamarca, garante primeira-ministra

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que é o atual líder do país desde janeiro de 2025, afirmou nesta quarta-feira que chegou...

Parlamento Europeu leva acordo UE-Mercosul à Justiça e paralisa tramitação

O Parlamento Europeu encaminhou o acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul ao Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE)...

Suspensão da emissão de vistos de imigrante dos EUA para o Brasil e 74 países entra em vigor

A suspensão da emissão de vistos de imigrante para o Brasil e 74 países entra em vigor nesta quarta-feira, 21 de janeiro de...