Entenda o que é o Brics, grupo que se reúne a partir de domingo no Rio de Janeiro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Às vésperas de um evento de grande importância, o Rio de Janeiro ganha destaque novamente no cenário internacional. Entre os dias 6 e 7 de julho, a cidade maravilhosa sedia uma reunião crucial do Brics, um bloco de potências que se destaca como a voz do Sul Global. Sob a presidência brasileira, líderes de 11 países discutirão temas como cooperação em saúde, comércio e combate às mudanças climáticas, reafirmando a relevância do Brasil neste contexto.

Mas, afinal, o que é o Brics? A sigla representa uma coalizão de países do Sul Global, formada inicialmente por Brasil, Rússia, Índia e China, que busca promover uma articulação política diplomática e aumentar a influência de seus membros nas instituições internacionais. Com o tempo, o grupo cresceu e atualmente conta com países como África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Indonésia e mais, totalizando 11 membros e um número crescente de parceiros.

O Brics não é apenas um grupo, mas um espaço de diálogo e cooperação, onde as nações buscam fortalecer suas posições em questões globais. Com 39% da economia mundial e 48,5% da população global, sua influência é inegável. Esses países representam, ainda, 43,6% da produção mundial de petróleo e 36% de gás natural, destacando seu potencial energético.

A reunião no Brasil também é um marco, porque destaca as prioridades do país no novo cenário global, que incluem a governança da inteligência artificial e o desenvolvimento institucional do grupo. Além disso, o Novo Banco de Desenvolvimento, criado em 2015, exemplifica o esforço do Brics em financiar projetos sustentáveis em países em desenvolvimento, com mais de US$ 39 bilhões já aprovados.

À medida que o encontro se aproxima, mais de 30 nações já demonstraram interesse em se juntar ao Brics, reforçando a necessidade de uma nova ordem econômica que favoreça os países em desenvolvimento. Essa busca por inclusão e justiça nas relações internacionais molda não apenas a agenda do Brics, mas também o futuro econômico e político global. Quais são suas expectativas para o impacto desse encontro? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

‘Zelensky não tem nada até que eu aprove’, diz Trump antes de reunião sobre Ucrânia

Trump afirma “Vamos ver o que ele tem” antes de reunião com Zelensky sobre fim da guerra na Ucrânia Antes da reunião diplomática para...

Papa Leão XIV pede paz no Oriente Médio e diálogo na Ucrânia

O Papa Leão XIV apresentou, diante de milhares de fiéis na Praça de São Pedro, sua primeira mensagem de Natal antes da bênção...

Coreia do Norte divulga primeiras imagens de submarino nuclear

Meta descrição: Coreia do Norte divulga imagens de seu submarino nuclear de 8,7 mil toneladas, com o casco quase concluído, e Kim Jong...