São Paulo registra surto de hepatite A entre gays e vacinação é ampliada para conter avanço

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Nos primeiros meses de 2025, São Paulo enfrenta um surto alarmante de hepatite A, com 353 casos confirmados e três mortes. Em resposta a essa crise, a prefeitura decidiu ampliar a vacinação, focando em homens que fazem sexo com homens e em usuários da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), um medicamento preventivo contra o HIV. Os dados, obtidos no Boletim Epidemiológico da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), revelam que 71,7% dos casos estão entre homens, a maioria com idades entre 18 e 39 anos.

A Secretaria Municipal da Saúde está atenta à gravidade dessa situação, já que, embora neste surto os homens sejam os mais afetados, qualquer pessoa pode contrair o vírus por meio do contato oral ou oroanal. Isso faz com que a vacinação se torne uma medida crucial para conter o avanço da infecção.

Em entrevista ao Metrópoles, o infectologista Rico Vasconcelos, da Faculdade de Medicina da USP, alerta que a hepatite A pode ser transmitida até antes dos sintomas aparecerem, como olhos amarelados e indisposição. “Uma pessoa pode já estar eliminando o vírus sem mostrar sinais visíveis da doença”, explica. Ele também enfatiza que práticas sexuais envolvendo o contato da boca com a região anal, como o “beijo grego”, elevam o risco de infecção.

Contudo, Vasconcelos destaca que a hepatite A não deve ser encarada como uma “doença de homem gay”. Comunidades sem acesso a saneamento básico também correm risco e precisam ser incluídas nas campanhas de vacinação. A Secretaria Municipal da Saúde observou que o aumento de casos segue uma tendência já vista em outras partes do Brasil, com surtos anteriores registrados em 2018, 2022 e 2023.

Agora, mais do que nunca, é vital que a população esteja consciente e busque a vacinação. O entendimento e a prática de prevenção são essenciais para conter este surto. Compartilhe seus pensamentos ou experiências sobre o tema nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sistema de Reconhecimento Facial da SSP resulta em primeira prisão por homicídio no Pré-Carnaval 2026 em Salvador

Um homem procurado pela prática de homicídio foi capturado na tarde deste sábado (7), após ser identificado por tecnologia de Reconhecimento Facial. A...

Professora foi morta com faca que deu a aluno dias antes do crime

Na noite de sexta-feira (6/2), em Porto Velho (RO), a professora de Direito e escrivã da Polícia Civil Juliana Mattos de Lima Santiago,...

Prisão encerra investigação de homicídio após armadilha na região da Colônia, em Eunápolis

Eunápolis encerrou, nesta sexta-feira (6), a apuração sobre a morte de um homem na Colônia, região rural da cidade. A vítima, conhecida como...