DISTRITO FEDERAL: Mobilização pretende vacinar 1,2 milhão de pessoas contra a gripe no estado

Publicado:

A influenza continua representando um desafio em diversas regiões do Brasil. O Ministério da Saúde lançou um alerta, e o Distrito Federal intensifica seus esforços para vacinar a população. A meta é vacinar 1,2 milhão de pessoas, focando na importância da imunização contra a gripe, que agora integra o Calendário Nacional de Vacinação.

Com 73,6 milhões de doses adquiridas para 2025, a vacina estará disponível durante todo o ano para os grupos prioritários definidos. Entre janeiro e junho deste ano, o Distrito Federal registrou 544 casos de Síndrome Respiratória Aguda e 17 óbitos devido ao vírus Influenza, destacando a urgência da vacinação.

A vacina é eficaz, prevenindo 60% a 70% dos casos graves e óbitos. Eder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunizações, enfatiza que a vacinação reduz consideravelmente o risco de infecções graves e hospitalizações. Portanto, é crucial para a saúde da população.

Atingindo 90% do público prioritário, a vacinação abrange:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
  • Gestantes e puérperas
  • Idosos com 60 anos ou mais
  • Povos indígenas e quilombolas
  • Pessoas em situação de rua
  • Trabalhadores da saúde e da educação
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento
  • Pessoas com doenças crônicas ou condições especiais
  • População privada de liberdade

Desde 2023, o Brasil tem avançado na cobertura vacinal, revertendo a tendência de queda. Como resultado de iniciativas como vacinação em escolas e microplanejamento, as cidades estão melhorando seu desempenho na imunização.

Procurar uma Unidade Básica de Saúde com a Caderneta de Vacinação ou documento com foto é fundamental para garantir a sua proteção. Não deixe para depois, a sua saúde é prioridade!

Compartilhe suas experiências ou dúvidas sobre a vacinação nos comentários e vamos juntos fortalecer a saúde da nossa comunidade!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fiocruz vai ampliar produção de kits diagnósticos para o SUS

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) dará um passo importante na ampliação da produção de insumos e kits diagnósticos para o Sistema Único de...

Anvisa proíbe suplementos e energéticos com adição de ozônio

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a proibição da comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso de todos os suplementos alimentares e...

Baixada Santista registra ao menos 44 casos de meningite em 2025

Seis dos nove municípios da Baixada Santista relataram 44 casos de meningite em 2025, além de sete mortes relacionadas à doença. As cidades...