PEC da Segurança Pública: relator tira competência privativa da União

Publicado:

Na noite de terça-feira, dia 8 de julho, o deputado federal Mendonça Filho (União-PE) apresentou o relatório da proposta de emenda à Constituição (PEC) nº 18/2025, conhecida como PEC da Segurança Pública. Esta proposta já consta na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados para o dia seguinte.

Um aspecto crucial do relatório é a remoção do trecho que atribuía à União a competência privativa para legislar sobre “normas gerais de segurança pública, defesa social e sistema penitenciário”. Com um espírito federalista, Mendonça enfatizou a importância da autonomia dos estados sobre o tema.

No dia da entrega, o relator se reuniu com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski

A PEC visa incluir o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) na Constituição Federal, destacando a responsabilidade da União na área, enquanto os estados e o Distrito Federal continuarão responsáveis por garantir a segurança pública, visando manter a subordinação das polícias militares, civis e penais aos governadores.

E você, o que pensa sobre a autonomia dos estados em temas de segurança? Deixe sua opinião nos comentários e participe dessa discussão tão importante para o futuro da segurança pública no Brasil!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Enfermeira é morta asfixiada em Maceió; ex-marido é suspeito de crime por não aceitar fim do casamento

Um caso trágico de feminicídio chocou Maceió, em Alagoas. A enfermeira Ketyni Maria Gomes da Silva foi...

Disputa por terras acaba em morte no DF. Autor se entrega após crime

Na manhã deste domingo, um homem de 31 anos foi morto a tiros durante uma discussão por causa de uma disputa por terras....