JOÃO PESSOA (PB): Público prioritário deve procurar unidades de saúde para vacinação contra gripe

Publicado:

Atenção, moradores de João Pessoa e região metropolitana! As Unidades Básicas de Saúde estão em plena mobilização para a vacinação contra a gripe, oferecendo doses do imunizante especialmente para grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Se você faz parte desse público-alvo, é hora de agir.

O objetivo é imunizar 90% das crianças de 6 meses a menos de 6 anos, gestantes, puérperas e idosos acima dos 60 anos. Mas não para por aí: grupos como povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua e profissionais da saúde também estão sendo contemplados. Mesmo que não haja meta percentual para esses outros grupos, as doses aplicadas serão registradas.

Neste ano, a vacina utilizada é a trivalente, que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e tipo B, os mais comuns durante o inverno. Ela tem potencial de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos. Considerando que, entre janeiro e junho, foram registrados 175 casos de Síndrome Respiratória Aguda por influenza na Paraíba e 18 óbitos, a prevenção se torna ainda mais crucial.

Atualmente, a taxa de vacinação de gestantes, crianças e idosos na capital está em apenas 20%. Portanto, é imprescindível que todos que fazem parte dos grupos prioritários procurem uma Unidade Básica de Saúde e atualizem suas cadernetas de vacinação. “O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza mais de 35 mil salas de vacinas, muitas delas localizadas em postos de saúde próximos a você”, destaca Eder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunizações.

Não perca tempo, dirija-se a uma unidade de saúde levando sua caderneta de vacinação ou um documento de identificação com foto. Proteger-se da gripe é um ato de responsabilidade com você e com o próximo. Juntos, podemos aumentar nossa imunização e garantir um inverno mais seguro. O que você está esperando?

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Metanol: Entenda como é feita a análise de bebidas adulteradas

A análise de bebidas suspeitas de adulteração é um trabalho de longa data da Polícia Científica de São Paulo. As garrafas apreendidas passam...

Hungria pode ter se intoxicado em uma das casas interditadas em SP

O rapper Hungria está internado em um hospital em Brasília com suspeita de ingestão de metanol. Ele consumiu bebidas destiladas no último domingo...

Ministério da Saúde confirma 113 registros de intoxicação por metanol

Até as 16h desta sexta-feira, foram registrados 113 casos de intoxicação por metanol no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Este...