Lula e ministros fazem contra-ataque na mídia dos EUA contra tarifaço

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Nos últimos dias, o governo de Lula intensificou uma batalha estratégica na mídia norte-americana em resposta à ameaça de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, anunciadas por Donald Trump para entrar em vigor em 1º de agosto. Essa ação decisiva reflete a urgência de proteger os interesses econômicos brasileiros.

Em um movimento significativo, o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, publicou um artigo no The New York Times, defendendo uma postura firme contra a utilização de tarifas como instrumento de pressão política. No texto, ele argumenta que “as tarifas não podem ser usadas para interferir em processos democráticos” de outras nações.

Coletiva de imprensa com Jorge Messias
Advogado-geral da União, Jorge Messias, durante coletiva de imprensa sobre o IOF.

Essa publicação de Messias é uma continuidade da ofensiva iniciada por Lula na semana anterior, que publicou um artigo em vários jornais internacionais, incluindo o Financial Times, Le Monde, e El País. Nessas peças, Lula denunciou o que chamou de “ato de coerção” por parte de Trump, ressaltando a importância do respeito à soberania brasileira. O presidente deixou claro que “o Brasil pode e vai usar a Lei de Reciprocidade para responder, se as negociações fracassarem”.

A estratégia do governo não para por aí: espera-se que outros ministros de Lula se unam à iniciativa, publicando artigos e oferecendo entrevistas em veículos internacionais sobre o tarifaço. “Precisamos nos comunicar com o público americano. Essa é a nossa meta”, revelou um ministro à coluna.

O cenário se intensifica, e a resposta do governo brasileiro reflete a determinação em proteger sua economia frente a pressões externas. Qual sua opinião sobre essa estratégia? Deixe seu comentário!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O minúsculo Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados

O ex-presidente Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão, dos quais deverá cumprir cerca de três anos e quatro...

Lula diz ter alertado Trump sobre chefão do crime brasileiro que vive em Miami: “Vamos prender esse aí”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou nesta quarta-feira (9) com Donald Trump sobre um suposto chefe do crime organizado brasileiro...

Fábrica de SP que vendia fuzis para o CV comprava peças pela internet

Uma investigação da Polícia Federal revela que uma célula do Comando Vermelho (CV) usava plataformas de comércio eletrônico para facilitar a aquisição e...