UE quer negociar tarifas com EUA, mas mantém eventual retaliação ‘sobre a mesa’, diz comissário

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em um momento delicado de negociações, o comissário de Comércio da União Europeia (UE), Maros Sefcovic, anunciou a intenção de dialogar sobre tarifas com os Estados Unidos, porém, não hesitou em deixar claro que medidas de retaliação permanecem uma possibilidade. Durante uma coletiva em Bruxelas, Sefcovic ressaltou: “Queremos negociar tarifas com os EUA primeiro, mas tudo está sobre a mesa, inclusive retaliação.” Essa declaração ecoa a determinação dos ministros de Economia da UE, que afirmaram a necessidade de ações de reequilíbrio caso os diálogos não avancem como esperado.

Reconhecendo a complexidade da situação, o comissário adotou um tom conciliador, enfatizando que “é preciso duas mãos para bater palmas”. Ele lembrou que, apesar das recentes tensões, existe um espaço para o entendimento. As cartas enviadas pelo presidente Donald Trump a todos os grandes parceiros comerciais dos EUA indicam a seriedade das tarifas, mas Sefcovic acredita que é possível alcançar um acordo satisfatório para ambas as partes.

Hoje, ele se reunirá com autoridades americanas, como Howard Lutnick, secretário do Comércio, e Jamieson Greer, representante comercial (USTR), para discutir o andamento das conversas. Sefcovic revelou que a UE esteve muito próxima de um acordo com os EUA anteriormente, mas destacou a importância de que qualquer pacto seja aceito por todos os membros do bloco.

Enquanto mantém canais de diálogo abertos, a UE também está ampliando seus horizontes comerciais. “Estamos dobrando nossos esforços para abrir novos mercados”, afirmou. O bloco europeu encontra-se em intensas negociações com a Índia, com a expectativa de que possam ser finalizadas até o final do ano. As conversas com a Arábia Saudita também são vistas como promissoras.

Qual é a sua opinião sobre as negociações entre a UE e os EUA? Você acredita que um acordo é possível? Deixe seus comentários abaixo e participe da discussão!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Israel anula lei que impedia colonos de comprarem terras na Cisjordânia

O governo israelense aprovou neste domingo a revogação de uma lei jordaniana de 1953 que impediria não árabes de comprar terras na Cisjordânia....

Takaichi vence as eleições no Japão com mais de dois terços do parlamento

Meta descrição: O Partido Liberal Democrata (PLD) do Japão, sob Sanae Takaichi, vence a Câmara Baixa com uma supermaioria, ampliando a bancada para...

Dalai Lama nega associação com Epstein após divulgação de arquivos nos EUA

O gabinete do Dalai Lama negou, de forma inequívoca, qualquer vínculo entre o líder tibetano e Jeffrey Epstein após a divulgação de arquivos...