Inflação nos EUA acelera em junho, mas fica dentro do esperado

Publicado:

Em junho, a inflação nos Estados Unidos apresentou uma leve aceleração, mas ficou dentro das previsões dos analistas. De acordo com o Departamento do Trabalho, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) registrou uma taxa anual de 2,7%, comparada aos 2,4% de maio. Quando analisado mensalmente, o índice subiu 0,3%, em contraste com os 0,1% do mês anterior.

Esses resultados alinham-se com as expectativas do mercado, que previa uma inflação anual de 2,6% e uma mensal de 0,3%. A meta de inflação estipulada é de 2% ao ano, e há um esforço contínuo para que os índices não ultrapassem os 3%, estabelecendo um cenário controlado desde julho de 2024.

O Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve (Fed) decidiu manter a taxa de juros no intervalo de 4,25% a 4,5% ao ano na última reunião, ocorrida em junho. A próxima decisão sobre a taxa está prevista para os dias 29 e 30 de julho.

O presidente do Fed, Jerome Powell, em declarações recentes, salientou que a taxa de juros já poderia ter sido reduzida se não fossem as tarifas comerciais impostas pelo governo dos EUA a diversos países. Durante um fórum em Portugal, Powell comentou: “Se você ignorar as tarifas, a inflação se comporta como esperávamos.”

Nos últimos pronunciamentos, diretores do Fed indicaram que a redução dos juros poderia ser considerada a partir de agora, mas Powell adotou um tom mais cauteloso, afirmando que “ainda não vimos muitos efeitos das tarifas” e reforçando a importância de monitorar a situação econômica antes de tomar decisões drásticas.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PM prende 2º suspeito de participar da morte de policial penal no DF

O segundo suspeito envolvido na morte do policial penal Henrique André Venturini, de 45 anos, foi preso pela Polícia Militar do Distrito Federal...

Corintiano, ex-presidente do INSS diz que foto com Leila “pegou mal”

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLESO ex-presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Alessandro Stefanutto, declarou que uma foto ao lado de Leila Pereira, dirigente do...

Policial penal morto no DF fazia Uber com arma escondida na cintura

O policial penal Henrique André Venturini, de 45 anos, foi assassinado na noite de segunda-feira (13/10) enquanto trabalhava como motorista de aplicativo no...