O que o MP quer saber sobre invasão da sede do Itaú na Faria Lima

Publicado:

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) abriu uma investigação sobre a invasão da sede do Itaú, localizada na Avenida Faria Lima, por manifestantes. O promotor Cassio Roberto Conserino está à frente do caso e determinou que a Prefeitura e a Assembleia Legislativa forneçam informações cruciais sobre o incidente.

Dentre as solicitações feitas, a prefeitura deve fornecer as imagens do sistema de reconhecimento facial Smart Sampa e as gravações das câmeras da Companhia Estadual de Tráfego (CET) e do projeto City Câmera. O intuito é identificar os participantes da manifestação.

A Assembleia Legislativa foi solicitada a apresentar a portaria de nomeação de Felipe Vono, advogado e assessor da deputada Ediane Maria (PSol), que atuou como porta-voz dos manifestantes. O promotor deseja saber detalhes sobre seu salário e horário de trabalho, levantando suspeitas de que Vono participou da manifestação durante seu expediente, recebendo um subsídio de R$ 10 mil.

O Itaú também precisa responder a questionamentos legais sobre como os manifestantes conseguiram acessar suas instalações, se houve convites formais e se ocorreu algum dano ao patrimônio ou violência contra os funcionários.

Essa investigação surgiu após um pedido do deputado Tomé Abduch (Republicanos-SP), vice-líder do governo Tarcísio. Na portaria, o promotor ressaltou que, embora os protestos em defesa de uma reestruturação tributária sejam válidos, é essencial que sejam discutidos de maneira civilizada e democrática, longe de atos de invasão e desordem.

Por enquanto, a deputada Ediane Maria, a Prefeitura de São Paulo e o banco Itaú não se manifestaram sobre a situação, deixando espaço para futuras declarações. O que você pensa sobre essa invasão e a atuação do Ministério Público? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Metanol: confirmação de morte cerebral de mulher contaminada é incerta

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, anunciou nesse domingo que os exames realizados para confirmar a morte cerebral...

Família procura por adolescente desaparecido no Distrito de Itabatã, em Mucuri

A família de Daniel Costa de Sena, de 17 anos, está angustiada após seu desaparecimento no distrito de Itabatã, no município...

Inspetora da PRF é presa por injúria racial contra capitão da PM durante evento infantil em Feira de Santana

Uma inspetora da Polícia Rodoviária Federal, Michele Alencar, de 44 anos, foi detida em flagrante na manhã deste domingo (5) por injúria racial...