STF mantém aumento do IOF em decisão de Moraes e derruba trecho sobre risco sacado

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em uma decisão impactante, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ratificou o decreto do governo federal que elevou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Anunciada nesta quarta-feira (16), a deliberação anulou uma parte do decreto que abordava as operações de risco sacado.

Essa mudança no IOF gerou polêmica entre o Executivo e o Congresso Nacional, que chegou a rejeitar o decreto governamental após aprovar um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) no final de junho.

Com relação ao veto de Moraes, o risco sacado, frequente no varejo, refere-se à antecipação de pagamento de fornecedores realizada por empresas e intermediada por instituições financeiras, acompanhada de taxas. Antes do decreto, essa operação não estava sujeita ao IOF, pois não era considerada uma operação de crédito.

No entanto, o novo ato do governo federal classificou esta operação como um crédito, o que trouxe a cobrança do imposto para essas transações.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Detento em saída temporária é preso após tentar estuprar idosa de 89 anos

Um homem de 43 anos foi preso em flagrante na madrugada desta quinta-feira (25), suspeito de invadir uma residência e tentar estuprar uma...

Roger Abdelmassih pede prisão domiciliar humanitária: “Risco de morte”

A defesa do ex-médico Roger Abdelmassih, 82 anos, pediu à Justiça de São Paulo a concessão de prisão domiciliar...