Bolsonaro admite: “Não tenho dúvida da minha condenação”

Publicado:

Na manhã desta sexta-feira, 18 de julho, o ex-presidente Jair Bolsonaro fez uma revelação impactante: ele não tem dúvida de que será condenado no processo que investiga um suposto plano de golpe de Estado ocorrido em 2022. Em entrevista à Reuters, Bolsonaro declarou que o ministro Alexandre de Moraes exerce uma forte influência sobre o caso, revelando seu pessimismo em relação ao julgamento.

Além disso, o ex-mandatário enfatizou, em uma coletiva de imprensa, que nunca considerou deixar o Brasil e que acredita que as acusações contra ele são de natureza política. Essa certeza se consolidou com uma ação da Polícia Federal que, na mesma manhã, cumpriu mandados de busca e apreensão na sua residência em Brasília e na sede do Partido Liberal, onde ele está vinculado.

Os mandados foram autorizados por Moraes, que é o relator do inquérito que investiga a tentativa de golpe. Como consequência, Bolsonaro também recebeu medidas restritivas, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de se comunicar com o deputado Eduardo Bolsonaro, seu filho. O ex-presidente não hesitou em classificar essa situação como uma “suprema humilhação”

Recentemente, a Procuradoria-Geral da República pediu a condenação de Bolsonaro e outros sete réus, acusando-os de arquitetar uma tentativa de golpe. Ele foi identificado como o principal articulador do plano, que passava pela eliminação do presidente Lula, do vice Geraldo Alckmin e do ministro Alexandre de Moraes. Segundo a Polícia Federal, ele “planejou, atuou e teve domínio sobre a trama”.

O relatório da PF ainda afirma que Bolsonaro era o “líder” do grupo que tentava minar o Estado democrático de direito, uma ação que não se concretizou devido a fatores externos. As possíveis penas, somadas, podem ultrapassar 40 anos de prisão em regime fechado, embora atenuantes e agravantes possam ser considerados no julgamento.

A situação de Bolsonaro levanta importantes questões sobre política e justiça no Brasil. O que você acha dessas declarações e operações? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carros usados no assassinato do ex-delegado-geral Ruy Ferraz Fontes eram roubados

Os dois veículos envolvidos no assassinato do ex-delegado-geral de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, foram identificados como roubados. Um...

Itália abre portas para profissionais do Brasil com salários de até R$ 44 mil

EMPREGOS & NEGÓCIOS Hospitais e instituições italianas oferecem benefícios, moradia e curso de idioma em meio à maior crise de mão de obra do...

Lesões tiram brilho de Matheuzinho, que vive jejum de cinco meses

ABAIXO Camisa 10 do Vitória não repete desempenho de 2024 na atual temporada Matheuzinho é um dos principais jogadores do Vitória - Foto: Victor Ferreira...