EUA anunciam libertação de americanos presos na Venezuela em acordo com apoio de El Salvador

Publicado:

Em um desdobramento significativo nas relações entre os Estados Unidos e a Venezuela, o governo americano anunciou a libertação de dez cidadãos americanos detidos na Venezuela. Este acordo, facilitado pelo apoio de El Salvador, também resultou na soltura de presos políticos venezuelanos. O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, destacou que a medida representa um triunfo para aqueles que foram alvo de prisões arbitrárias e sem o devido processo legal.

Rubio expressou sua gratidão ao presidente de El Salvador, Nayib Bukele, enfatizando o papel do país nas negociações. O governo Trump reafirmou seu compromisso em apoiar a restauração da democracia na Venezuela e exigiu a libertação de todos os presos políticos e cidadãos estrangeiros que estão detidos injustamente pelo regime de Nicolás Maduro.

Antes da confirmação do acordo, Bukele anunciou que havia deportado todos os venezuelanos acusados de integrarem a organização criminosa Tren de Aragua, enviando-os de volta à Venezuela em dois aviões do governo Maduro. Ele descreveu essa ação como uma troca, permitindo a libertação dos americanos e de presos políticos. Os cidadãos dos EUA libertados passaram por El Salvador antes de retornarem aos Estados Unidos.

Detalhes anteriores indicam que Bukele havia proposto publicamente a deportação de 252 venezuelanos em troca da libertação de presos políticos, proposta que na época foi rejeitada por Caracas. A maioria dos venezuelanos deportados enfrentava acusações graves, como assassinato e roubo, sendo parte deles detidos nos EUA por infrações migratórias.

Esse acontecimento evidencia as complexas relações diplomáticas na região e o impacto direto sobre vidas humanas. Você o que pensa sobre essa situação? Deixe seu comentário!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Exército israelense afirma que matou integrante do Hezbollah no sul do Líbano

O Exército israelense anunciou nesta segunda-feira, 17 de novembro de 2025, que realizou um ataque no sul do Líbano que resultou na morte...

Tempestade Claudia mata três pessoas e causa inundações na Europa

A tempestade Claudia gerou destruição significativa na Europa neste fim de semana, resultando em mortes e caos. Em Portugal, o cenário foi especialmente...

Papa Leão XIV pede a líderes mundiais para atender pessoas marginalizadas

O Papa Leão XIV chamou a atenção para a pobreza em uma missa na Basílica de São Pedro, neste domingo (16). Durante a...