Fraude no INSS: Mais de 55 mil baianos já aderiram a acordo de ressarcimento

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A fraude no INSS tem sido um desafio significativo, mas uma luz se acende para os aposentados e pensionistas baianos. Mais de 55 mil deles já aderiram ao acordo de ressarcimento por descontos indevidos proposto pelo Governo Federal. Em um cenário mais amplo, o Brasil já contabiliza mais de 582 mil adesões, representando 30,4% dos 1,9 milhão de beneficiários elegíveis para essa iniciativa. Isso coloca a Bahia entre os estados que mais se destacam na adesão.

O INSS anunciou que o pagamento será feito integralmente, corrigido pelo IPCA, e depositado diretamente nas contas dos aposentados e pensionistas. As transferências começam no dia 24 de julho, seguindo a ordem de adesão, oferecendo uma perspectiva de alívio financeiro para aqueles que se sentiram prejudicados.

O processo de adesão é descomplicado. Não requer o envio de documentos, permitindo que os beneficiários que foram afetados por descontos indevidos entre março de 2020 e março de 2025 retornem com seus direitos sem a necessidade de entrar com ações judiciais. A adesão está aberta para aqueles que contestaram esses descontos, mas não obtiveram resposta da entidade em até 15 dias úteis. Com mais de 3,2 milhões de pedidos superando esse prazo, a oportunidade de adesão se torna ainda mais valiosa.

Realizar a adesão é gratuito e simples. Antes de formalizar o acordo, os beneficiários podem consultar o valor que têm a receber. As adesões ocorrem exclusivamente através dos seguintes canais:

  • Aplicativo Meu INSS (disponível no site ou app)
  • Agências dos Correios, que abrangem mais de 5 mil municípios
  • A Central 135 oferece suporte para consultas e contestações, mas não realiza adesões ao acordo.

Para aceitar o acordo, siga estes passos:

  • Acesse o aplicativo Meu INSS usando seu CPF e senha.
  • Clique em “Consultar Pedidos” e selecione “Cumprir Exigência” em cada solicitação.
  • Leia atentamente o último comentário e, no campo “Aceito receber”, escolha “Sim”.
  • Clique em “Enviar” e aguarde o pagamento!

E se ainda houver a necessidade de contestação? Os canais de atendimento permanecem abertos para consultas e contestações até, no mínimo, 14 de novembro de 2025, podendo ser prorrogado conforme necessário. Se você é um dos afetados, não perca a chance de fazer valer seus direitos. Compartilhe sua experiência e dúvidas nos comentários abaixo!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dois jovens morrem afogados durante banho de mar na orla norte de Porto Seguro

Porto Seguro, Bahia — Dois jovens morreram por afogamento na tarde desta segunda-feira, 9, em um trecho da orla norte entre as praias...

Ministro do STJ nega acusações de assédio sexual em carta a colegas e afirma estar internado

O ministro Marco Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), falou pela primeira vez após ser acusado de assédio sexual por duas mulheres....

STJ discute afastamento de ministro Marco Buzzi após novas denúncias de importunação sexual no CNJ

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) realiza nesta terça-feira (10) uma reunião extraordinária para discutir as denúncias de importunação sexual envolvendo o ministro...