VÍDEO: Estudantes de BI da UFBA realizam protesto por conta de redução de vagas em transição de cursos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na manhã desta segunda-feira, 21, estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares da Universidade Federal da Bahia (UFBA) mobilizaram-se em frente à reitoria para protestar contra a redução de vagas destinadas à transição de cursos para os concluintes do semestre 2025.1. O ato, que ocupou parte da rua Dr. Augusto Viana, no bairro Canela, denunciou a possível limitação na oferta de vagas no processo seletivo extra de 2026.

Um grupo de alunos formou uma Comissão para discutir o número de vagas disponíveis, e o receio é claro: as mudanças propostas na UFBA podem comprometer o direito dos estudantes de avançar para os Cursos de Progressão Linear (CPL). Em uma carta enviada às autoridades da universidade, os alunos expressaram sua preocupação com as consequências dessas decisões, que podem desestabilizar sua trajetória acadêmica.

“Nossa jornada já foi afetada pelo atraso na divulgação do resultado do SISU 2022, impactada pela pandemia. Recebemos um trancamento especial que adiou nosso início para o semestre 2022.2, comprometendo não apenas nossas cronogramas, mas também nossa participação no seletivo. Mesmo assim, seguimos cumprindo os requisitos acadêmicos estabelecidos”, argumentam os estudantes.

De acordo com a manifestação, a proposta da universidade infringe a tradição da UFBA de oferecer liberdade na escolha dos cursos. “Reduzir a oferta de vagas diminui a isonomia na concorrência, o que prejudica as opções para os alunos. Pedimos que se mantenha o mesmo número de vagas historicamente garantido para cada curso, evitando quaisquer limitações excludentes”, enfatizam.

Os estudantes solicitaram a realocação de vagas do SiSU, assim como já ocorreu em ocasiões anteriores, para assegurar um processo seletivo justo e igualitário. A UFBA ainda não se manifestou em relação ao protesto, e os alunos aguardam uma resposta que reverterá a situação atual.

E você, o que pensa sobre essa situação? Compartilhe suas ideias e reflexões nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mulher trans é encontrada morta com mãos e boca amarradas na região de Feira de Santana

Mulher trans é encontrada morta em Santo Estêvão; polícia investiga homicídio Uma mulher trans, de 51 anos, foi encontrada morta neste domingo (21) em...

Morre esposa do coronel Magalhães, comandante-geral da Polícia Militar da Bahia

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) comunicou, em nota oficial divulgada nas redes sociais na noite deste domingo (21), o falecimento de Elba...

PM detém 11 homens e apreende armas após denúncia em Formosa do Rio Preto

Policiais militares detiveram 11 homens e apreenderam sete armas na noite de sábado (20), na região da Vila Panambi, em Formosa do Rio...