Ampliação do Aeroporto de Feira de Santana avança e ganha licença

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


EXPANSÃO

Novidade permitirá que o equipamento receba voos com capacidade de até 124 passageiros

22/07/2025 – 16:13 h

Aeroporto de Feira de Santana

Aeroporto de Feira de Santana –

O Aeroporto João Durval, em Feira de Santana, acaba de receber a licença ambiental para a ampliação da pista de pouso e decolagem. Com a extensão de 300 metros, a infraestrutura poderá acomodar aeronaves com capacidade para até 124 passageiros, trazendo um novo fôlego para a aviação regional.

Essa expansão é um anseio antigo do setor empresarial e teve sua primeira etapa iniciada em agosto de 2024, quando o governador Jerônimo Rodrigues (PT) decretou a desapropriação de uma área de 183 mil metros quadrados para viabilizar o projeto.

A licença, concedida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), foi anunciada no último sábado, dia 19, e mantém a validade da Licença de Operação anterior.

O documento estabelece ações essenciais para mitigar impactos ambientais e assegurar a segurança operacional do aeroporto, incluindo:

  • Implantação do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO);
  • Elaboração do Plano de Emergência Aeronáutica em Aeródromo (PEAA);
  • Programa de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (PPAA);
  • Monitoramento contínuo da qualidade do ar e de ruídos nas áreas adjacentes;
  • Levantamento da fauna avícola urbana na Área de Segurança Aeroportuária (ASA);
  • Plano de gestão de resíduos e monitoramento do lençol freático;
  • Inventário florestal e plano de restrição ao uso de aeronaves poluidoras.

Empresa responsável pela ampliação do Aeroporto

A responsabilidade pela ampliação recai sobre o Consórcio ATL/Mozart, que inclui as empresas ATL Engenharia LTDA e Mozart Alemão Consultoria LTDA. O investimento total é de R$ 8,2 milhões, com previsão de conclusão em cerca de seis meses.

Atualmente, o Aeroporto João Durval Carneiro opera apenas com táxi aéreo particular, mas essa expansão promete estimular novos voos regionais e revitalizar a malha aérea baiana.

Estímulo a voos regionais

A Bahia vem retomando seu protagonismo na aviação civil após a pandemia da Covid-19. Dentre os esforços para ampliar a conectividade aérea, o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, anunciou, no dia 8 deste mês, que o governador Jerônimo Rodrigues solicitou um estudo conjunto entre três secretarias para fomentar a conectividade aérea regional.

“Sabendo da importância dessa conectividade para o turismo, o governador encomendou um estudo às secretarias de Turismo, Fazenda e Infraestrutura”, ressaltou Bacelar.

O Aeroporto João Durval é um dos equipamentos que poderá integrar esse novo programa estadual, atualmente em discussão dentro da Casa Civil.

Gostou dessa notícia? Compartilhe com seus amigos e faça parte dessa nova fase da aviação baiana!

Compartilhar no Email
Compartilhar no X
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Whatsapp

“`

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após tumulto, Nunes classifica pré-carnaval em SP como ‘sucesso’

No fim de semana de pré-carnaval em São Paulo, dois megablocos se reuniram na região da Consolação, provocando tumulto, superlotação e desafios de...

7 fantasias de carnaval de última hora que vão te salvar (e viralizar no bloco)

No carnaval de última hora, o segredo para brilhar está na combinação de conforto, humor e criatividade. Este guia explora fantasias de carnaval...

Marido de professora morta após aula de natação segue em estado grave em SP

Em São Paulo, Juliana Faustino Bassetto, 27 anos, faleceu após passar mal durante uma aula de natação em uma unidade da rede C4...