Operação Entre Lobos: dois advogados são presos em Salvador por envolvimento com organização criminosa

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em uma operação impressionante batizada de “Entre Lobos”, dois advogados foram detidos em Salvador nesta terça-feira (22) pelo Ministério Público da Bahia, em colaboração com o Gaeco de Santa Catarina. Essa ação faz parte de um esforço maior que se estende por cinco estados, incluindo Santa Catarina, Ceará, Rio Grande do Sul e Alagoas.

Nos últimos dias, um total de 13 mandados de prisão foram executados — oito preventivas e cinco temporárias — ao lado de 35 mandados de busca e apreensão. Além disso, 25 veículos foram apreendidos e foram solicitados 16 bloqueios de contas bancárias, alcançando até R$ 2 milhões por investigado ou empresa implicada na trama.

As investigações revelaram uma complexa organização criminosa, com pelo menos 17 integrantes e liderada por cinco advogados. Esta quadrilha é acusada de estelionato, lavagem de dinheiro, patrocínio infiel e outros crimes que visavam, principalmente, aposentados e pessoas em situação de vulnerabilidade. O esquema consiste no uso fraudulentos de cessões de créditos judiciais, lesando financeiramente aqueles que precisam de amparo.

Os criminosos abordavam suas vítimas, em sua maioria idosos com média de 69 anos, oferecendo ações revisionais de contratos bancários. Sem o devido conhecimento, as vítimas eram induzidas a assinar contratos com valores irrisórios, longe do que realmente deveriam receber. Muitos deles eram levados a cartórios para dar aparência de legitimidade ao golpe.

Uma descoberta alarmante foi a utilização do “Instituto de Defesa do Aposentado e Pensionista (IDAP)” como fachada para atrair aposentados pela internet. O site do instituto colaborava na captação de vítimas, que, ao acessá-lo, acabavam assinando documentos que permitiam à organização processar ações judiciais e desviar os créditos.

Cerca de 215 vítimas já foram identificadas, mas as investigações indicam que mais de mil pessoas podem ter sido afetadas, evidenciando a extensão e gravidade das atividades dessa organização criminosa.

A operação na Bahia também foi apoiada pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, sublinhando o comprometimento das autoridades em desmantelar esse esquema. O que você pensa sobre essa operação e suas implicações? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Na Lavagem do Bonfim, Valderico Junior articula referências para fortalecer o turismo de Ilhéus

Prefeito de Ilhéus participa da Lavagem do Bonfim em Salvador e reforça turismo como motor da economia local O prefeito de Ilhéus, Valderico Junior,...

Deputado sugere conversão de multas leves de trânsito em doação de sangue na Bahia

O deputado Paulo Câmara (PSDB) encaminhou, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), uma indicação ao governador Jerônimo Rodrigues para que o estado se...

Barcelona engata segunda vitória consecutiva e divide liderança com o Bahia no Baianão 2026

Resumo para SEO: Barcelona de Ilhéus mantém 100% de aproveitamento no Baianão 2026 ao vencer o Atlético de Alagoinhas por 1 a 0,...