Forças de segurança deflagram operação contra facção em aldeia de Porto Seguro; dois baleados e três presos

Publicado:

Na manhã desta quarta-feira, 23 de julho de 2025, as forças de segurança deflagraram a Operação Vértice Zero no distrito de Caraíva, situado no litoral sul de Porto Seguro. A missão teve como alvo a Aldeia Xandó, uma área profundamente afetada pela atuação de uma facção criminosa envolvida em atos de violência, tráfico de drogas, ameaças e homicídios.

Durante a operação, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em residências associadas ao grupo. Em um confronto imprevisto, dois suspeitos reagiram, disparando contra os policiais e resultando em ferimentos para ambos. Ao todo, três pessoas foram detidas em flagrante, sendo acusadas de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

As apreensões foram de grande relevância: dois fuzis, um rifle calibre 22, munições, além de substâncias ilícitas como um tablete de maconha, vários papelotes de droga, pinos de cocaína e materiais utilizados no comércio de entorpecentes. Essa ação é um passo importante para restaurar a segurança na aldeia, onde a convivência pacífica está em risco devido à criminalidade.

O delegado Diego Gordilho, chefe da Polícia Federal em Porto Seguro, enfatizou: “Seguiremos unindo esforços contra o crime organizado, com o trabalho incansável de preservar a proteção e os direitos aos povos originários.”

A Operação Vértice Zero foi realizada em parceria entre a Polícia Federal, Força Nacional, Polícia Militar, Polícia Civil e a Secretaria da Segurança Pública da Bahia, evidenciando um comprometimento coletivo na luta contra o crime e em prol da segurança da comunidade indígena.

Quais são suas opiniões sobre essa operação? Deixe seu comentário e compartilhe suas reflexões sobre a segurança no nosso país!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Adolpho Loyola afirma que definição de espaços na chapa majoritária será discutida no próximo ano

O secretário de Relações Institucionais da Bahia, Adolpho...

Máfia dos concursos: enfermeira captava candidatos em hospital

Um esquema de fraudes em concursos públicos federais foi descoberto, envolvendo uma enfermeira do Hospital da Beneficência Portuguesa do Recife. Erika de Matos...

Presidente do TJ-BA comenta implantação do sistema Eproc na Bahia

A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Cynthia Resende, revelou que o sistema Eproc começará a operar no estado em 11...