‘Trump está fortalecendo Lula’, diz coluna do Financial Times

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em um artigo ousado publicado no Financial Times, o renomado colunista Edward Luce destaca uma intersecção surpreendente entre as políticas de Donald Trump e o cenário brasileiro sob Luiz Inácio Lula da Silva. O texto, intitulado “Trump, Imperador do Brasil”, traça um paralelo entre a forte retórica de Trump e sua decisão de impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, uma medida que, segundo Luce, não só pode prejudicar o agronegócio do Brasil, como também enfraquece Jair Bolsonaro, isolando-o de um de seus principais pilares de apoio.

“Poucas coisas unem os eleitores em torno da bandeira nacional mais rápido do que um ataque de uma superpotência à sua economia”, afirma Luce. O resultado? Uma revitalização da imagem de Lula, que, como aponta uma pesquisa da Genial/Quaest após o anúncio das tarifas, viu sua popularidade ressurgir no momento em que enfrentava uma severa crise política.

Luce critica também a tentativa de interferência de Trump no processo penal contra Bolsonaro, ressaltando um ímpeto “imperial” na política comercial americana. A revogação de vistos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) por parte do secretário de Estado, Marco Rubio, é outro ponto destacado com indignação. O colunista ressalta a incoerência da ação, uma vez que Rubio é conhecido por defender os valores democráticos dos Estados Unidos.

A situação de Bolsonaro, que enfrenta acusações de tentar obstruir a justiça, contrasta com a falta de responsabilização enfrentada por Trump, que, após o motim no Capitólio em 2021, ainda não pagou pelas suas transgressões. Para Luce, as instituições brasileiras estão se mostrando mais robustas ao lidarem com a crise em relação às suas contrapartes americanas. “Hoje, Brasília e Ottawa são os faróis da democracia liberal no hemisfério”, conclui, apontando que, no momento, Washington se encontra à margem desse debate.

Esse panorama revela não apenas a volatilidade da política internacional mas também a complexidade da dinâmica interna dos países envolvidos. A pergunta que fica é: como as ações de Trump continuarão a moldar a política brasileira? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Republicanos pedem prisão de Bad Bunny por show no Super Bowl

Congressistas republicanos passaram a exigir da FCC a imposição de multas e prisão de Bad Bunny, além de executivos da NFL e NBC,...

Portugal elege presidente entre esquerda e direita neste domingo

Neste domingo Portugal realiza o segundo turno das eleições presidenciais entre Antônio José Seguro, do Partido Socialista, e André Ventura, líder de um...

Brasil mantém segunda pior nota em índice global de corrupção

Brasil mantém a segunda pior posição no IPC 2025, segundo a ONG Transparência Internacional. O país marcou 35 pontos numa escala de 0...