Brasil regista recorde de casos de estupro e feminicídio em 2024

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


POLÍCIA

Quatro Mulheres Foram Vítimas de Feminicídio por Dia em 2024

Por Redação

24/07/2025 – 10:26 h

Entre as mulheres vítimas de femincídio, a maioria tinha idade entre 18 a 44 anos

Entre as mulheres vítimas de feminicídio, a maioria tinha entre 18 e 44 anos –

Os dados alarmantes sobre a violência no Brasil revelam a urgência de medidas efetivas. Um levantamento do Anuário Brasileiro de Segurança Pública aponta que, em 2024, 1.492 mulheres foram vítimas de feminicídio, o que equivale a quatro mortes por dia. No mesmo ano, a contagem de casos de estupro atingiu 87.545, contabilizando uma vítima a cada seis minutos.

O crescimento em relação a 2023 é preocupante: estima-se uma alta de 0,7% nos feminicídios, 0,8% nos casos de estupros e 1% nos estupros de vulneráveis.

Feminicídios

Dentre as vítimas de feminicídio, 70,5% eram mulheres entre 18 e 44 anos, com 64,3% dos crimes ocorrendo em suas residências, sendo perpetrados principalmente por companheiros ou ex-companheiros (79,8%). A violência continua a se manifestar de forma brutal, com quase metade dos casos envolvendo armas brancas (48,4%) e 23,6% com armas de fogo. Além disso, as mulheres negras representam 63,6% das vítimas, indicando uma vulnerabilidade alarmante em relação às brancas.

A média nacional é de 1,4 feminicídios a cada 100 mil mulheres, mas em 15 estados, essa taxa superou a média. Os piores índices foram registrados no Mato Grosso (2,5), Mato Grosso do Sul (2,4) e Piauí (2,3). Por outro lado, as menores taxas foram vistas no Amapá (0,5), Sergipe (0,8) e Ceará (0,9).

Violência Sexual

Assim como nos feminicídios, as mulheres negras são as maiores vítimas de estupros, totalizando 56% dos casos. A maioria dos crimes (66%) ocorreu no ambiente doméstico, com familiares representando quase metade dos agressores (45,5%). Um dado alarmante é que 77% das vítimas de estupro eram menores de 14 anos.

Cidades com Mais Casos

O Anuário também apontou as 50 cidades com mais de 100 mil habitantes e as maiores taxas de estupros em 2024. Boa Vista, em Roraima, lidera com impressionantes 132,7 estupros a cada 100 mil habitantes. Sorriso, em Mato Grosso, vem em segundo, com 131,9 casos.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email
Compartilhar no X
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Siga nossas redes

“`

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saiba como andam as buscas por crianças desaparecidas há 1 mês no Maranhão

Buscas por Ágatha Isabelly e Allan Michael no Maranhão completam um mês; operação envolve bombeiros, polícia e Exército Meta descrição: Buscas por Ágatha Isabelly...

Camarões mortos no Rio Tietê: o que explica o fenômeno no interior de SP?

Milhares de camarões de água doce foram encontrados mortos no Rio Tietê, na prainha de Igaraçu do Tietê, no interior de São Paulo....

Casos de maus-tratos a animais crescem 1900% no Brasil em seis anos

O Brasil vive uma escalada de violência contra animais, com dados do CNJ indicando crescimento expressivo nos casos de maus-tratos nos últimos anos....