Anuário da Segurança lista 5 cidades baianas entre as 10 mais violentas do país; Jequié sobe de 3ª para 2ª no ranking

Publicado:

Um retrato alarmante da violência no Brasil foi revelado pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, que coloca cinco cidades baianas entre as dez mais violentas do país. O levantamento, conduzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, analisou as ocorrências de homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e letalidade policial no ano de 2024, considerando cidades com mais de 100 mil habitantes.

Maranguape, no Ceará, emerge como a cidade mais violenta, com uma taxa de 79,9 homicídios por 100 mil habitantes, refletindo uma grave disputa entre facções criminosas locais. Jequié, na Bahia, alcançou a segunda colocação, mesmo após uma ligeira redução de 2,2% nas mortes, totalizando 131 vítimas no último ano. Surpreendentemente, 44 dessas mortes foram atribuídas a ações policiais, evidenciando a letalidade das forças de segurança na região.

Outro município baiano entre os mais violentos é Juazeiro, que ocupa o terceiro lugar com um aumento de 9,6% nos homicídios, totalizando 194 vítimas. A crescente atuação de facções ligadas ao narcotráfico, como o Bonde dos Malucos e sua dissidência ‘Honda’, intensifica a percepção de uma violência em ascensão no interior do estado.

Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, apresenta uma leve melhoras em seus índices de violência, embora permaneça na quarta posição. O município registrou 239 homicídios, uma queda de 12,1% em relação ao ano anterior. Simões Filho, também na RMS, ocupa o sétimo lugar, com uma taxa de 71,4 mortes por 100 mil habitantes. Essa realidade expõe o desafio contínuo da segurança pública na Bahia, exacerbado pela rivalidade entre grupos criminosos na região.

Completa a lista Feira de Santana, que, apesar de uma redução de 6,5% nas mortes, permanece como a décima cidade mais violenta do país, com uma taxa de 65,2 homicídios por 100 mil. O Anuário sublinha a prisão de uma liderança do narcotráfico ligada ao Bonde dos Malucos em uma operação realizada em junho, enfatizando a complexa rede de criminalidade que permeia a região.

Esses dados revelam um cenário desafiador, onde a luta contra a violência e o tráfico de drogas se torna cada vez mais essencial. A transformação desse quadro requer a atenção e o esforço conjunto de toda a sociedade. O que você acha das medidas atuais de segurança no seu município? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carabina e drogas são apreendidas pela PM em Serrinha

Na tarde deste domingo (28), policiais militares do 16º BPM realizaram uma importante apreensão em Serrinha. Durante ações de patrulhamento na Avenida Deputado...

Camaçari comemora 267 anos de emancipação com desfile cívico e ações em escolas

Camaçari, a quarta cidade mais populosa da Bahia, celebrou neste domingo (28) seus 267 anos de emancipação política. O evento, que atraiu a...

Tenente-coronel é preso por importunação sexual dentro de ônibus no interior da Bahia

Um tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, identificado como Ênio Alcântara Diz, de 46 anos, foi preso em flagrante...