A maior exploração

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


EDITORIAL

Confira o editorial de A TARDE deste sábado

Por Editorial

26/07/2025 – 4:16 h

Na foto, crianças vendendo e pedindo dinheiro nos sinais em Salvador.

Na foto, crianças vendendo e pedindo dinheiro nos sinais em Salvador. –

Os índices alarmantes de acidentes com crianças envolvidas em atividades laborais indicam uma realidade sombria. A afirmação de que “os números falam por si” revela um engano: por trás do aumento nos registros de “trabalho infantil”, encontra-se a luta de uma prole oprimida.

Na Bahia, mais de 171 mil jovens são explorados, representando quase 11% do total no Brasil, segundo a PNAD. Essa realidade é consequência da maior fiscalização de governantes que se comprometem com a Causa Humanitária, mas, paradoxalmente, os registros crescem, retratando uma escalada de irregularidades.

As redes de proteção à infância vêm atestando, com precisão, as ocorrências que se engrenam dentro do atual modelo econômico, erguido sobre o sofrimento de inocentes. O passado revela cicatrizes: a Nova Gazeta Renana foi a primeira a sofrer por relatar o uso de crianças em atividades perigosas nas indústrias, onde muitos perdiam a vida.

Atualmente, os riscos enfrentados por essas crianças incluem acidentes fatais e mutilações causadas por maquinários. Pais, pressionados por coronéis da terra e seduzidos pela falsa certeza de que “trabalhar é melhor que o crime”, frequentemente forçam seus filhos a tornarem-se “neoescravos”.

Os pequenos braços, ainda em formação, sustentam a lucratividade dos investidores no campo, enquanto o sistema de monitoramento falha em perceber essa exploração, que se oculta por trás da terceirização do recrutamento.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

“`

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Corpo de criança é localizado no Rio Tietê

O Corpo de Bombeiros localizou na manhã desta quarta-feira o corpo de uma menina de 11 anos que morreu afogada no Rio Tietê,...

Homem é condenado a 27 anos de prisão após matar idoso com ‘voadora’

O 4º Tribunal do Júri da Capital condenou Tiago Gomes de Souza a 27 anos de prisão, em regime inicial fechado, pela morte...

São Paulo entra em estado de atenção após chuva intensa

São Paulo entrou em estado de atençao após chuvas intensas que podem se intensificar ao longo desta semana. O Centro de Gerenciamento de...